Categorias: Política

Paraíba contrata Krause

PUBLICIDADE

O Governo do Estado decidiu contratar uma consultoria especializada em projetos de captação de recursos financeiros para a área turística, tentando recuperar o tempo perdido com o atraso verificado no setor devido à não-execução do Prodetur 2, durante o mandato do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB).

Consultoria para projetos

A empresa do ex-ministro do Meio Ambiente, Gustavo Krause (na foto ao lado), é a Multiconsultoria, que já projetou a construção de uma via expressa com seis pistas de rolamento e pedágio, batizada como Linha Verde, em Recife-PE.

Planejamento em dólares

A obra – projetada sob o argumento de que irá beneficiar o trânsito da zona sul, área mais valorizada da cidade – vai ocupar parcialmente mais de 300 hectares do maior manguezal urbano do País. O orçamento é de US$ 90 milhões para a obra (cerca de R$ 180 milhões, na cotação de sexta-feira passada, nas bolsas de valores do Brasil).

Parceria público-privada

A maior parte dessa verba (70%) é bancada pela iniciativa privada e pela cobrança de pedágio. O resto virá da prefeitura da cidade do Recife e do governo do Estado de Pernambuco.

Iniciativa empresarial

Krause também é sócio-responsável pelo projeto de construção de uma Ecovila chamada Karawa Tã, localizada no município de Gravatá-PE, que contará com hotel, reserva, shopping e prática de ecoturismo.

Prefeito “biônico”

Em 1979, ele foi nomeado pelo então governador Marco Maciel como prefeito do Recife, cargo que ocupou até 1982. Na prefeitura, realizou muitas obras estruturadoras, principalmente nas áreas de periferia, como escadarias e muros de arrimos.

Assistência à pobreza

Mas, a maior marca da sua gestão como prefeito, foi a fixação dos chamados “barracões” da prefeitura nas áreas pobres do município, que eram considerados centros de atendimentos social, com médicos, engenheiros e vários servidores que prestavam diversos serviços à comunidade.

Experiência no governo

Eleito pelo voto direto como vice-governador de Pernambuco na chapa encabeçada pelo ex-vice-governador Roberto Magalhães (então filiado ao PDS), Krause assumiu o posto de governador entre 1986 e 1987, em decorrência do afastamento de Magalhães para disputar a eleição de senador. Em 1988, ele foi eleito vereador de Recife.

Ministro por dois meses

Em 1990, foi eleito deputado federal pelo Estado de Pernambuco. Logo depois, Gustavo Krause assumiu o Ministério da Fazenda durante o governo do presidente Itamar Franco. Ele tomou posse em 2 de outubro de 1992 e deixou o ministério em 16 de dezembro do mesmo ano, passando apenas dois meses de cargo.

Suplente de senador

Em 1994, disputou e perdeu para Miguel Arraes a eleição de governador de Pernambuco. No primeiro mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso (de 1995 a 1999) assumiu o Ministério do Desenvolvimento Urbano e do Meio Ambiente. Atualmente, é conselheiro político dos Democratas e suplente do senador Marco Maciel.

Cavalcanti é aplaudido

O Conselho Estadual de Turismo aprovou na terça-feira passada, por unanimidade, um Voto de Aplausos ao senador Roberto Cavalcanti (PRB), por seu empenho no Congresso Nacional em prol do destravamento do projeto executivo do Pólo Turístico do Cabo Branco, em João Pessoa.

Tô nem aí…

Enquanto o ex-governador Cássio Cunha Lima e o senador Cícero Lucena (ambos do PSDB) corriam atrás do presidenciável tucano José Serra, em João Pessoa e Campina Grande, o ex-prefeito da Capital, Ricardo Coutinho (PSB), foi assistir a um show do cantor e guitarrista paraibano Herbert Viana, junto com a banda dele – os Paralamas do Sucesso – realizado em Maturéia, na noite do dia anterior (quarta-feira, véspera do feriado de Corpus Christi).

Longe dos tucanos

Antes, ele foi à cidade de Patos para depois viajar em busca da saudação do povo em Maturéia, na Festa do Circuito do Frio. No dia seguinte Ricardo esteve em Umbuzeiro, às 15h30 e depois em Santa Cecília, às 18h00.

Maratona sertaneja

O ex-prefeito adora viajar até a terra onde nasceu Assis Chateaubriand, o ator global Luis Carlos Vasconcelos (ex-presidente da Funjope – Fundação Cultural de João Pessoa) e, claro, Dona Natércia, a mãe dele.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Westin Porto de Galinhas: PB Agora conhece de perto o refúgio do bem-estar e vida saudável no paraíso tropical nordestino

Bem estar, saúde e harmonia com a natureza. Fugir do comum e viver o extraordinário.…

27 de novembro de 2024

Após perda de dois deputados, oposição articula reunião com Efraim e Veneziano para conter debandada no bloco na ALPB

O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado George Morais (União Brasil),…

27 de novembro de 2024

Quase 20 partidos ratificam apoio a candidatura de Hugo Motta à presidência da Câmara; veja desafios e pautas “bombas”

Candidato oficial de Arthur Lira (PP-AL) na disputa pela sucessão da presidência da Câmara, o…

27 de novembro de 2024

Jhony Bezerra diz ser contra escala 12×36 para Enfermagem e anuncia que buscará consenso com profissionais

O futuro diretor-superintendente da PB Saúde revelou ser contra a implantação da escala 12 por…

27 de novembro de 2024

Emerson Panta é cotado para assumir secretaria de Saúde de Santa Rita a partir de 2025

Em entrevista nesta quarta-feira (27), a deputada estadual Jane Panta (PL), que também é a…

27 de novembro de 2024

Presidente da ALPB revela que transita bem com todas as correntes políticas da PB e lembra boa relação com Cássio

Horas depois de ser reeleito ontem (26), por antecipação e unanimidade, o presidente da Assembleia…

27 de novembro de 2024