A última versão do Índice de Transparência, organizada pela Ong de mesmo nome, coloca o estado da Paraíba em 14º lugar no ranking dos estados mais transparentes na divulgação da aplicação dos recursos públicos. Os dados, inclusive, revelam uma situação preocupante: no Nordeste, apenas Pernambuco e Maranhão figuram entre os dez estados com melhor prestação de informações ao contribuinte.
A nota recebida pelo site da transparência mantido pelo governo da Paraíba foi 5,07, enquanto que São Paulo, o estado mais bem avaliado, recebeu nota 6,96, e Pernambuco, o segundo colocado, 6,91. Os dados também mostraram que mais da metade dos sites mantidos pelos governos estaduais possuem nota inferior a 5 no ranking da transparência.
O Executivo mais bem avaliado foi o governo federal, com nota 7,56. O índice é construído com base na facilidade para os internautas consultarem as informações disponibilizadas na internet. Os dados consideram 110 itens, divididos em três tópicos: conteúdo; facilidade para navegação; e frequência de atualização e série histórica. As informações podem ser acessadas pelo site www.indicedetransparencia.org.br.
O Norte