A hora de ser novamente testado nas urnas e descobrir se a gestão foi aprovada ou não pelos eleitores. Com a campanha eleitoral deflagrada, os candidatos já estão nas ruas em busca de convencer os eleitores e conquistar o voto. Pelo menos 122 gestores disputam a reeleição na Paraíba.
O estado da Paraíba tem 104 prefeitos candidatos à reeleição em 2024, conforme informações obtidas no site do Superior Tribunal Eleitoral, onde são disponibilizadas estatísticas eleitorais com dados sobre o eleitorado e os candidatos brasileiro de todo o Brasil.
Ao todo foram registrados 521 pedidos de registros de candidatura para prefeito nas eleições municipais em 2024. Do total, 104 prefeitos e prefeitas indicaram que concorrem a reeleição.
Dois maiores colégios eleitorais da Paraíba, João Pessoa e Campina Grande são algumas das cidades cujos gestores disputam a reeleição. Na capital paraibana, Cícero Lucena (PP), tenta se manter no poder, enquanto que na Rainha da Borborema, o prefeito Bruno Cunha Lima (União Brasil), está nas ruas em busca dos votos que o manterão no Palácio do Bispo, sede do governo municipal.
Nas eleições municipais de 2024, a Paraíba terá ainda 18 prefeitas disputando a reeleição, conforme o levantamento com base nas informações disponíveis no Divulgacandcontas, sistema do Tribunal Superior Eleitoral.
No levantamento, também apurou, que em 12 municípios da Paraíba, as disputas para prefeitura serão exclusivamente entre mulheres.
Além dos 104 prefeitos, outros 1.549 vereadores e 75 vice-prefeitos também estão em busca da reeleição no estado, totalizando 1.729 candidaturas.
O cenário eleitoral na Paraíba apresenta ao todo 521 candidaturas ao cargo de prefeito, e 9.046 candidaturas a vereador disputando 2.203 vagas disponíveis.
O primeiro turno das eleições 2024 está marcado para o dia 6 de outubro. Nesse dia, eleitores de 5.568 municípios brasileiros vão às urnas eleger prefeitos e vereadores. O segundo turno está previsto para o dia 27 de outubro, para municípios com mais de 200 mil eleitores.
Severino Lopes
PB Agora