A Paraíba o tempo todo  |
João Pessoa, 30 de Março de 2025

Paraibano lança livro com análise inédita sobre polarização digital e política nesta quarta-feira em JP

Foto: Divulgação

A crescente polarização política impulsionada pelas redes sociais é tema do novo livro do professor e pesquisador paraibano, Alek Maracajá, que será lançado nessa quarta-feira (26), em João Pessoa. A obra “Brasil Digital: nas entrelinhas da polarização política – uma análise de Big Data de 2017 a 2024”, busca entender o fenômeno vivenciando nos últimos anos no país com base em dados.

O autor traz uma investigação detalhada sobre os impactos dos sentimentos e comportamentos digitais na política brasileira. Com base em um estudo de sete anos, o paraibano analisa padrões de interação, estratégias de campanhas e o papel das redes na formação de bolhas ideológicas.

“Muita gente sente a polarização no dia a dia, mas poucos enxergam o que está por trás dela. Meu objetivo foi transformar dados em conhecimento, mostrando como o ambiente digital influencia nossas escolhas e o próprio destino da democracia”, destaca o autor, que realizou o lançamento do livro na semana passada, em Brasília.

O evento em João Pessoa deve reunir parlamentares, autoridades, profissionais que atuam em política, tecnologia e comunicação. A entrada é gratuita e é aberto ao público.

Evento em Brasília – A obra “Brasil Digital: nas entrelinhas da polarização política – uma análise de Big Data de 2017 a 2024” foi lançada no Distrito Federal na última quinta-feira e reuniu senadores, ministros, jornalistas, pesquisadores da UnB, peritos da Polícia Federal, especialistas em tecnologia e representantes de diversas instituições.

O livro já está disponível para venda na Amazon, pelo link: www.amazon.com.br/dp/6598540111

A nova publicação de Alek Maracajá também já está disponível nas livrarias Livraria da Vila — com 22 lojas em São Paulo, Guarulhos, Campinas, São Caetano, Ribeirão Preto, Curitiba, Londrina, Brasília e Goiânia — e na Livraria do Luiz, em João Pessoa. Exemplares ainda podem ser consultados na Biblioteca do Senado Federal, destinados à pesquisa e análise.

Sobre o autor – Alek Maracajá é empreendedor há mais de 22 anos, formado em Processamento de Dados e em Publicidade, com pós-graduações em Gestão HSM, Big Data, Gestão e Geração de Valor na Nova Economia e Marketing Digital. É CEO e fundador da Ativaweb, empresa com atuação estudos de Big Data com foco em dados públicos na web, comportamento digital, marcas e personalidades políticas.

Atua também como professor em cursos de pós-graduação na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing, SP) e na Faculdade Republicana (Brasília), e ainda como pesquisador e membro do Laboratório de Combate à Desinformação da UFPB e colunista de portais nacionais. Também é fundador da ABRADi-PB (Associação Brasileira dos Agentes Digitais da Paraíba) e membro ativo da ABCOP (Associação Brasileira de Consultores Políticos) e do CAMP (Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político).

Serviço:

Lançamento do livro “Brasil Digital: nas entrelinhas da polarização política”

Data: 26 de março de 2025 (quarta-feira)

Horário: 18h

Local: Livraria do Luiz – Unidade Mag Shopping, João Pessoa – PB

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe
       
      Aponte a camera ou cliqueAponte a camera ou clique