A Paraíba o tempo todo  |

Paraibano recebe homenagem do consulado dos EUA

""   ""

Luismar Rezende (na foto acima, à esquerda), ex-diretor de Relações Institucionais da Telemar, Telpa e chefe do escritório da ABIN (Agência Brasileira de Inteligência) na Paraíba, além de ex-assessor especial da Presidência da República Federativa do Brasil e também do general Antônio Espínola, ex-governador militar da colônia portuguesa de Angola (nos anos 1970), vai ser homenageado nesta quarta-feira à noite, a partir das 19h30, durante um jantar festivo oferecido a uma seleta platéia de convidados no restaurante Tererê, localizado na orla marítima de João Pessoa, na praia do Cabo Branco.

A consulesa norte-americana no Recife-PE, Usha Elizabeth Pitts (na foto acima, à direita), estará pessoalmente na Capital paraibana para entregar a Luismar o título honorífico de “Amigo Internacional dos Companheiros da América” a Luismar, em reconhecimento ao 1° vôo de intercâmbio realizado entre a Paraíba e a cidade de Connecticut, nos EUA, em 1974, quando ele era presidente do Comitê Brasil/Estados Unidos aqui no Estado.

Na ocasião, Luismar serviu de condutor de 170 paraibanos que viajaram num avião especialmente fretado para esta finalidade, o que marcou a história dos Companheiros das Américas no Brasil. O reconhecimento está sendo feito agora pelo consulado dos EUA no Recife, 38 anos depois. O evento está sendo organizado por Selma Benevides, atual presidente do programa “Partners of America” na Paraíba, cujo estado-irmão nos USA (United States) é Connecticut.

Ele foi um dos pioneiros do programa, quando em 1974 fretou um boeing 707 da extinta Braniff Airlines levando cerca de 170 paraibanos, entre autoridades e empresários para conhecer os EUA. Na época, Luismar precisou de "penhorar" sua própria casa para que o primeiro “Vôo da Amizade” pudesse ser concretizado e assim foi feito com muito sucesso. O programa conseguiu trazer várias autoridades diplomáticas e estudantes americanos promovendo intercâmbio cultural com a Paraíba.

Tendo sido convidado recentemente para ocupar a vaga de vice-presidente do programa, Luismar, devido a recentes problemas de saúde, resolveu não aceitar, no entanto, continua prestando apoio ao “Partners of America”. A homenagem será pelo reconhecimento da dedicação e pioneirismo dele quando esteve à frente do programa.

MANGABEIRA GANHARÁ HOSPITAL DE OLHOS

Na oportunidade, Luismar também anunciará – em parceria com o Gilvan de Almeida Burity, presidente do Distrito LA-5 do Lions Club International – a futura inauguração do “Instituto e Hospital Banco de Olhos de João Pessoa”, que está sendo erguido com doações de materiais feitas por empresários paraibanos num terreno localizado quase em frente ao prédio onde funciona a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, no bairro de Mangabeira.

Por enquanto, as 20 salas de atendimento gratuito ao público carente vindo de zonas periféricas da cidade e até de municípios circunvizinhos localizados na região do Brejo, Várzea e Compartimento da Borborema (além da Área Metropolitana da Grande João Pessoa), estão funcionando provisoriamente num espaço cedido pela administração da Universidade Federal da Paraíba, no HU (Hospital Universitário).

Já foram feitas 7.038 cirurgias oftalmológicas de catarata, glaucoma, deslocamento de retina, transplante de córnea, etc, inteiramente grátis, nos equipamentos doados pelo Lions Club International, através de suas sucursais de Los Angeles (na Califórnia) e Nova Iorque (na Costa Leste dos EUA).

""

QUEM É A REPRESENTANTE DOS ESTADOS UNIDOS

Usha Pitts ingressou no serviço diplomático em 1998. Já trabalhou nas embaixadas dos Estados Unidos em Viena, Roma, Havana, Moscou e na cidade do Panamá. Nestes postos, a diplomata atuou nas áreas consular e política e nas relações com organismos internacionais. Também teve a oportunidade de servir em Washington D.C. no importante Centro de Operações do Departamento de Estado.

Antes de trabalhar na diplomacia norte-americana, Usha Pitts atuou como assistente de pesquisas no Banco Mundial. A diplomata tem Mestrado em Desenvolvimento Político pela Universidade George Washington e Bacharelado em Desenvolvimento da América Latina pela Universidade de Massachussetts.

A Cônsul Pitts nasceu no Estado de Massachusetts e tem dois filhos, Maxim (10 anos) e Cassia (7 anos), que estão acompanhando-a durante sua atuação no consulado dos EUA no Recife-PE.


    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe