Categorias: Política

Partido de Rômulo já ‘nasce’ maior do que o de RC

PUBLICIDADE

PSD já conta com adesão de 32 deputados federais; bancada será maior que PSB e PDT

O Partido Social Democrático (PSD) nasce com 32 deputados federais, uma bancada maior que a de legendas históricas como PDT e PSB e com apenas duas cadeiras a menos que o DEM, partido de origem de seu idealizador, o prefeito Gilberto Kassab. Sem cunho ideológico definido, o manifesto de fundação do partido destaca valores como "liberdade de opinião, liberdade de empreender", tendo a "democracia como mecanismo político" e a "livre iniciativa como instrumento econômico".

"O PSD nasce com identidade própria, ideias claras, tendo um denominador comum: todos os seus integrantes defendem as liberdades individuais, a liberdade de imprensa e a economia de mercado", afirmou Kassab.

Ecoando o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso – para quem o PSDB não deve mais disputar os movimentos sociais e o "povão" com o PT, para se concentrar na nova classe média -, a senadora Kátia Abreu (TO), de saída do DEM, afirmou que o PSD surge para "dar voz" à classe média.

Apontada nos bastidores como futura presidente da sigla, a senadora disse que o partido se voltará para "os 100 milhões de contribuintes brasileiros" que não veem a contrapartida de seus impostos. "Quem paga tem o direito de exigir educação, saúde, justiça e segurança de qualidade, compatível com sua contribuição como pagador de impostos", acrescenta o manifesto de fundação, num tom sensível aos interesses da classe média.

Em contrapartida, sem restringir o campo de ação "às novas classes possuidoras" – na definição de Fernando Henrique -, Kátia Abreu ressaltou que o PSD também vai disputar os votos do "povão": "Não viemos para um duelo ideológico, mas não aceitaremos que o monopólio dos mais pobres fique com a esquerda. O capital não precisa de proteção, o mercado o protege", completou.

Ajuda. Sem reconhecer a natureza governista do novo partido, Kassab declarou que o PSD está disposto a ajudar a presidente Dilma Rousseff: "Queremos ajudá-la a governar, torcemos para que seu governo dê certo. Mas isso não significa atrelamento." De olho nas eleições municipais – e, principalmente, em 2014 – Kassab advertiu que "campanha é campanha, governo é governo".

Entre os deputados que aderiram ao PSD, 13 deixam a oposição (são dez do DEM e três do PPS). Depois do DEM, quem mais perde parlamentares é o PP: seis. Na bancada paulista, sete migram para o time de Kassab: Guilherme Campos (DEM), Eleuses Paiva (DEM), Junji Abe (DEM), Walter Ihoshi (DEM), Guilherme Mussi (PV), Missionário José Olímpio (PP) e Marcelo Aguiar (PSC).

Kassab também levou para o PSD o governador do Amazonas, Omar Aziz (PMN), dois senadores – Kátia Abreu e Sérgio Petecão (PMN-AC) – e cinco vice-governadores, entre eles, o vice paulista, Guilherme Afif

A assinatura da ata de fundação do partido deflagra o movimento nacional para recolher as 500 mil assinaturas necessárias para registrar o partido no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

Folha.com

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Acidente causa congestionamento no Viaduto do Cristo, em João Pessoa, na manhã desta 6ª

Um acidente de trânsito provocou grande lentidão e congestionamento na BR-230, na extensão do viaduto…

29 de novembro de 2024

Homem é morto a tiros dentro de lava jato no bairro dos Estados, em João Pessoa

Um jovem foi assassinado após um ataque a tiros dentro de um lava lato, na…

29 de novembro de 2024

Cedmex e NAF não atenderão ao público nesta sexta (29), na capital paraibana

Hoje (29), o Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF) e o Centro de Dispensação de Medicamentos…

29 de novembro de 2024

Mulher de 23 anos é assassinada a tiros dentro da casa de uma amiga em Pedras de Fogo

Mais uma morte violenta de uma mulher foi registrada pela polícia, na tarde de ontem…

29 de novembro de 2024

Empresas têm até esta sexta-feira para pagar o décimo terceiro salário

Trabalhadores com carteira de trabalho assinada devem receber a primeira metade ou a parcela única…

29 de novembro de 2024

Homem é assassinado a tiros na comunidade ‘Matança’ na cidade de Cabedelo

Um homem foi assassinado a tiros, na noite de ontem (28), em uma comunidade conhecida…

29 de novembro de 2024