Dizem por aí que a estratégia de marketing do governo Maranhão II e meio envolve muito mais do que a simples divulgação das “obras” do governador ou a exaltação de sua imagem pessoal. A principal arma desse grupo de marketing – competentíssimo, por sinal – é desconstruir a imagem do prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, principal adversário de Maranhão na disputa de 2010. Não me perguntem como isso é financiado, porque não sei… mas provavelmente envolve contatos diretos com jornalistas.
Se o leitor fizer uma pesquisa em alguns portais e jornais, por exemplo, verá que o maranhismo, em alguns casos, é velado, mas o anti-ricardismo está “bombando”.
Desconstruir é bem mais fácil do que construir. Que político não tem seus pontos fracos, suas escorregadelas ou atitudes muitas vezes inconsequentes e/ou incompetentes? Criticar é fácil. Faço isso muitas vezes aqui neste espaço. Difícil é você exaltar uma imagem. Elogiar, para um jornalista, é bem mais difícil do que apontar os erros de políticos e gestores públicos, principalmente porque muitos leitores vão achar que você “se vendeu”.
A estratégia de marketing de Maranhão, incrivelmente bem assessorado nessa área, é das mais sutis e inteligentes. Fazer propaganda do governo virou mero acessório de um plano macro com vistas a 2010. Agora, é centrar fogo no “mago”, quer ele mereça esses petardos, quer não. Qualquer vacilo do prefeito serve de base para comentários ácidos na imprensa. Quanto mais ataques, melhor. Assim Ricardo fica sempre na defensiva e perde espaço.
Parabéns a toda equipe de comunicação e marketing do governo Maranhão. É assim mesmo que se faz.
Vou logo avisando que quando eu critico o prefeito, não estou a serviço de Maranhão, embora eu acredite que ele a-do-ra quando faço isso. Argh!
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