Neste domingo (27), o empresário e político Paulinho Freire (União Brasil), de 60 anos, foi eleito prefeito de Natal ao derrotar a candidata Natália Bonavides (PT) no segundo turno das eleições municipais. Esta será a primeira vez que Freire assume o cargo de prefeito, com mandato previsto para o período de 2025 a 2028. A vice-prefeita eleita é Joanna Guerra, filiada ao Republicanos e ex-secretária de Planejamento da cidade.
A vitória de Freire foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por volta das 18h10, consolidando uma trajetória política que teve início há mais de três décadas. Natalense, Paulinho Freire entrou na vida pública em 1992, quando foi eleito vereador de Natal pela primeira vez. Ao longo de sua carreira, acumulou seis mandatos como vereador e presidiu a Câmara Municipal de Natal também por seis vezes. Em 2002, foi eleito deputado estadual, sendo reeleito em 2006.
Freire ocupou o cargo de vice-prefeito de Natal durante a gestão de Micarla de Souza em 2008 e assumiu a prefeitura temporariamente em 2012. Voltou à Câmara Municipal em 2013, onde permaneceu até 2022, quando foi eleito deputado federal.
Sua candidatura à prefeitura de Natal em 2024 foi a primeira tentativa ao cargo executivo máximo da cidade, contando com Joanna Guerra como companheira de chapa.