PB: Lula deve visitar cidade gerida pelo Republicanos, sigla que apesar de ter ministério supera o PL como o mais oposicionista

PUBLICIDADE

Na próxima semana, o gabinete da Presidência deve anunciar a data exata em que o presidente Lula virá cumprir agenda administrativa na Paraíba, onde a que tudo indica será no dia 26 de janeiro, na cidade de Patos, onde ele irá entregar novas unidades do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’. Um dado que chama a atenção é que essa cidade sertaneja é administrada por Nabor Wanderley do Republicanos, filho do líder do partido na Câmara, deputado federal Hugo Motta que também é vice-presidente nacional do partido, sigla essa que apesar de ter um ministério no Governo Federal, faz mais oposição no Congresso do que o PL do ex-presidente Jair Bolsonaro.

No Governo Federal, o Republicanos controla com Silvio Costa Filho, a pasta de Portos e Aeroportos, porém segundo levantamento do Radar do Congresso mostra que os senadores do Republicanos votaram, em 2023, de acordo com a orientação do governo Lula em 46% das vezes. Para se ter ideia o PL do ex-presidente Jair Bolsonaro se alinhou às matérias de interesse do Planalto em 49% das votações, também em 2023. Entre os senadores do Republicanos que mais se posicionam contra Lula, estão os senadores bolsonaristas Damares Alves e Hamilton Mourão.

Portanto Lula, em Patos deve contar em seu palanque com a fidelidade total apenas do Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) e de parte da base do governador João Azevêdo (PSB), que se declaram apoiadores da gestão petista. O comportamento oposicionista da bancada do Republicanos no Senado, conforme explica o cientista político Ricardo de João Braga, não se dá por acaso. De acordo com ele, é muito mais difícil para um senador se afastar de suas posições ideológicas do que para um parlamentar da Câmara dos Deputados, onde o mesmo partido apresenta um comportamento governista.

“É mais fácil um deputado se esconder no plenário, se esconder de seu eleitorado, do que um senador. Um voto individual no plenário tem muito mais valor no Senado do que na Câmara, e são políticos de maior ostensividade. Talvez a bancada do Republicanos no Senado sofra com maiores custos eleitorais ao se alinhar com o governo”, afirmou.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

PC prende irmãos suspeitos de agredirem mulher grávida com pedaço de madeira

Dois irmãos foram presos suspeitos de agredirem uma mulher grávida com um pedaço de madeira,…

26 de novembro de 2024

Cícero quer unidade e que maioria da base apoie a reeleição de Dinho na CMJP: “A Câmara vai continuar parceira”

Em entrevista na noite de ontem (25), ao programa 60 Minutos, do Sistema Arapuan de…

26 de novembro de 2024

Operação policial no bairro do Rangel tem como objetivo apreensão de armas e drogas

Uma operação da Polícia Militar foi realizada recentemente no bairro do Rangel, em João Pessoa.…

26 de novembro de 2024

Veja quais foram as cidades da PB que a justiça determinou redução de contratados

Por meio de decisão o Juízo da 2ª Vara Mista de Itaporanga determinou que os…

26 de novembro de 2024

Justiça condena homem a 27 anos de prisão por atropelar e matar esposa em João Pessoa

O Tribunal do Júri de João Pessoa condenou, ontem (25), Danilo Santos da Silva, de…

26 de novembro de 2024

Veneziano garante empenho para retorno de Operação Carro-Pipa

Coordenada pelo Exercito, a Operação Carro-Pipa foi suspensa ontem, segunda-feira (25/11) em todo o território…

26 de novembro de 2024