A Paraíba o tempo todo  |

PB-Tur repassa verbas para Cultura

A diretora-presidente da PB-Tur, Ruth Avelino, pediu autorização ao governador Ricardo Coutinho (PSB), para mandar todos os orçamentos de festas e eventos solicitados por diversas prefeituras municipais para o seu colega de secretariado estadual, cantor e compositor Chico César (na foto ao lado), titular da recém-criada pasta de Cultura.

Romaria em busca de patrocínio

A partir de agora, todos os prefeitos e demais interessados em pleitear a liberação de recursos financeiros para realização de bailes de Carnaval, festejos juninos, procissões da padroeira, emancipação política, desfiles cívicos, etc, deverão se dirigir ao secretário de Cultura e não mais à presidente da estatal de turismo, responsável anteriormente por este tipo de despesa com patrocínio de eventos e similares.

Gabinete no “Casarão de Azulejos”

Por falar na secretaria de Cultura, ela está de sede nova: o gabinete de Chico César funciona desde o início do ano no “Casarão de Azulejos” que fica localizado em frente ao Palácio do Bispo, na Praça Dom Adauto (centro histórico da cidade).

Prestigiando o Centro Histórico

A Secult-PB está situada no mesmo quarteirão que abriga outros prédios tombados pelo patrimônio artístico-arquitetônico do Estado, como o “Casarão 34”, boate Vogue, Casa dos Conselhos Tutelares, Solar do Conselheiro e outros sobrados igualmente classificados como edifícios históricos.

Coincidência nas páginas do “Diário”

Falando nisso, a publicação do decreto-lei que cria a Secretaria de Estado da Cultura saiu no “Diário Oficial” justamente na edição do dia 26 de janeiro passado, coincidindo também com a data de aniversário do próprio Chico César.

Nova secretaria está enxuta

A nova estrutura da Secretaria de Cultura e o seu respectivo organograma ficaram muito bem feitos, servindo como um verdadeiro “presente” administrativo para o artista nascido em Catolé do Rocha, autor de sucessos nacionais como “Mama África”, “Mandela”, “Caicó Arcaico”, “À Primeira Vista”, “Templo”, “Pedra de Responsa” e outras músicas da hit-parade brasileira, no segmento MPB.

Homenagens no Carnaval Tradição

Em termos de Funjope (Fundação Cultural de João Pessoa), atualmente dirigida por Milton Dornellas, que substituiu Chico César nessa função, os homenageados pelo chamado “Carnaval Tradição”, este ano, serão o Maestro Vilô, Jackson do Pandeiro, Jorge Ben Jor, Wilson Simonal, Bezerra da Silva e Livardo Alves, que receberão láureas públicas no palco montado para as apresentações carnavalescas no bairro do Varadouro.

Corredor cultural Sapé-Pilar

Já no interior do Estado, a secretaria de Cultura deve fazer uma parceria com a PB-Tur e as prefeituras municipais de Sapé e Pilar, para criação do “Corredor Cultural” de Augusto dos Anjos a José Lins do Rego, montando uma programação literária que abranja os antigos engenhos de cana-de-açúcar localizados na zona rural das duas cidades da região da várzea, no chamado Agropastoril do Baixo Rio Paraíba.

Mundo de Zé Lins & Augusto

Para isso, já houve – inclusive – uma primeira reunião preparatória, entre a presidente da PB-Tur, Ruth Avelino, a professora Maria América (secretária de Educação de Sapé) e o poeta e escritor Jairo César, idealizador do projeto e autor do livro “Escritos no Ônibus”, recentemente merecedor de várias premiações em nível estadual e nacional.


    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe