Direção estadual do PC do B define posição sobre alianças e apoios eleitorais na segunda-feira
A direção estadual do PC do B deve anunciar na próxima segunda-feira (29) a posição do partido nas eleições deste ano na Paraíba. Os comunistas vão decidir se vão marchar junto com o governador José Maranhão (PMDB) ou com o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB) na disputa majoritária, com a possibilidade maior de apoiar a reeleição do peemedebista.
A posição do partido será anunciada dentro da programação especial em comemoração aos 88 anos de existência do PCdoB, fundado a 25 de março de 1922, como um partido da esquerda e de idéias revolucionárias. De acordo com o presidente estadual da legenda na Paraíba, Agamenon Travassos Sarinho, o aniversário do partido será marcado como um ato público e da definição da posição política nas eleições 2010.
De acordo com Agamenon Sarinho, no âmbito nacional o PCdoB tem uma posição definida, que é de marchar junto com os partido que integram a base do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Já no âmbito estadual, conforme revelou, há um conflito, porque a legenda é aliada tanto do governador José Maranhão, quanto do prefeito Ricardo Coutinho.
Sarinho adianta, no entanto, que o poderá diferenciar esses dois projetos é a posição em relação ao Governo Lula, ao qual o PCdoB não abre mão de integrar. “Em relação a esses dois projetos distintos, deixamos bem claro desde já, que de um lado, aquele representado pelo governo Lula (PT), que vem retomando o crescimento, investindo nas universidades, distribuindo renda e ampliando a democracia; de outro, aquele responsável pelas privatização, estagnação econômica, sucateamento, arrocho salarial e desemprego representado pelos tucanos e seus aliados”, declarou.
O ato público, promovido pelo comitê estadual da legenda no Estado será às 19h, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil na Paraíba (OAB-PB), localizado no Centro da Capital. “São 88 anos de luta pela democracia, pela soberania nacional, pelos direitos dos trabalhadores, pelo desenvolvimento do nosso país e pelo socialismo”, comentou Sarinho.
Jornal Correio