Ontem (05), enquanto boa parte da imprensa e classe política estava atenta nos desdobramentos da prisão dos 11 vereadores da cidade de Santa Rita, poucos atentaram sobre a tática implementada pela base do prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo (PV), para por fim as discussões em torno do cumprimento das emendas impositivas. É que com assinaturas de 21 dos 26 vereadores, a bancada do prefeito protocolou, na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), uma Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município proibindo, para o próximo ano (2020), a execução de Emendas Impositivas, o que inviabiliza, no processo de elaboração do Orçamento que está em andamento, a discussão e aprovação desse tipo de matéria.
Em resumo a proposta, apoiada pela bancada do prefeito, estabelece que a execução de Emendas Impositivas só poderá acontecer a partir de 2021, levando assim os trabalhos de apresentação, discussão e aprovação para o próximo ano, 2020. E pelas novas regras, elas acontecerão de forma escalonada, começando com um limite de 0,6% do orçamento, e não ilimitadas como havia ficado na lei anterior.
A PEC foi lida pela primeira vez durante a sessão de ontem. Pelo Regimento Interno da Casa, antes de chegar para discussão em plenário, precisará ser lida e apresentada em mais quatro sessões e passar por algumas comissões, entre elas, as de Orçamento e de Constituição e Justiça.
Até o momento nenhum dos 21 vereadores que assinaram a PEC quiseram comentar o caso. Somente os vereadores Bruno Farias (PPS) e Marcos Henriques(PT), por exemplo, reclamaram assim que a Mesa terminou a leitura da matéria.
Redação
A noite desta sexta-feira (22) foi marcada pela onda de violência na Região Metropolitana de…
Dando seguimento a assistência, a Prefeitura de João Pessoa conta com três pontos móveis para…
Foram divulgados nesta sexta-feira (22) os locais de prova onde os candidatos deverão fazer o…
Conhecida como Professora Rejane, uma conselheira tutelar foi alvo de um ataque a tiros na…
Prefeitos de várias regiões da Paraíba tem utilizado suas redes sociais para agradecer ao Senador…
Uma das famílias das vítimas do pediatra Fernando Paredes Cunha Lima, acusado de abusar sexualmente…