PEC contra jornada 6×1 chega a 132 assinaturas, incluindo a de dois paraibanos

PUBLICIDADE

O texto que apresenta uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que quer extinguir a jornada de trabalho 6×1 já tem o apoio de 132 deputados federais. O número foi divulgado nesta segunda (11) por Erika Hilton (PSOL-SP) — parlamentar responsável por recolher as assinaturas. Faltam 39 nomes para que o texto possa ser protocolado na Câmara dos Deputados. Veja abaixo detalhes do que propõe a PEC.

Dentre os 132 parlamentares que assinaram favoravelmente a PEC, dois deputados federais paraibanos já deram seus posicionamentos, o deputado Ruy Carneiro (Podemos) e Luz Couto (PT).

Confira o que propõe a PEC:

• PEC reduz de 44h para 36h por semana o limite máximo de horas semanais trabalhadas. Segundo Erika Hilton (PT-SP), o formato atual não permite ao trabalhador “estudar, de se aperfeiçoar, de se qualificar profissionalmente para mudar de carreira.
• Número máximo de dias trabalhados por semana passaria a ser quatro. Hoje, a regra prevê que ninguém pode trabalhar mais que 8h por dia e 44h por semana — mas não proíbe que alguém trabalhe seis dias por semana, desde que não ultrapasse os limites previstos.
• Pela proposta, salários não mudam. “A definição de valor salarial visa proteger o trabalhador de qualquer tentativa de redução indireta de remuneração”, diz o texto.
• Jornada de seis dias de trabalho e um de descanso ultrapassa o razoável, segundo a PEC. Qualidade de vida, saúde, bem-estar e relações familiares são alguns dos pontos citados pelo texto como prejudicados pelo formato atual.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Luiz Couto afirma que direita está deturpando significado de anistia e sai em defesa de Hugo Motta

O deputado federal Luiz Couto (PT) criticou os representantes de direita nesta segunda-feira (7), e…

7 de abril de 2025

São João: CG abre inscrições para o II Festival de Quadrilhas Juninas Escolares

Inscrições seguem abertas até o dia 16 de abril para os estudantes da Rede Municipal…

7 de abril de 2025

Cícero celebra resultado da pesquisa PBAgora/ANOVA que o coloca como favorito em 2026: “Fruto do trabalho”

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), comentou com entusiasmo, na tarde desta segunda-feira…

7 de abril de 2025

PB Agora/ANOVA: Cícero lidera disputa pelo Governo da PB para 2026, seguido de Pedro Cunha Lima; veja

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), aparece na liderança da disputa pelo Governo…

7 de abril de 2025

PB Agora/Instituto ANOVA: João Azevêdo lidera somatório de votos para o Senado com ampla vantagem na Paraíba; VEJA

A corrida pelas duas vagas ao Senado Federal em 2026 na Paraíba ganhou novo capítulo…

7 de abril de 2025

Novo treinador: Botafogo-PB anuncia contratação de Antônio Carlos Zago

O Botafogo-PB anunciou, na tarde desta segunda-feira (7), a contratação de Antônio Carlos Zago para…

7 de abril de 2025