A Paraíba o tempo todo  |

PEC que extingue escala de trabalho 6 por 1 gera polêmica e divisão entre vereadores de João Pessoa

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe o fim da escala de trabalho 6×1 gerou um intenso debate entre os vereadores de João Pessoa, Marcos Henriques (PT) e Tarcísio Jardim (PP), durante o programa Arapuan Verdade, transmitido nesta terça-feira (19) pela Rádio Arapuan FM.

Atualmente, a legislação trabalhista brasileira garante ao trabalhador uma folga a cada seis dias de trabalho. A PEC em discussão visa flexibilizar essa norma, permitindo escalas alternativas, como 5×2 ou 4×3, que ofereceriam mais dias de descanso aos trabalhadores.

Defensor da proposta, o vereador Marcos Henriques argumentou que a jornada atual compromete a qualidade de vida dos trabalhadores, especialmente das mulheres, que frequentemente acumulam funções no ambiente doméstico. “Hoje o trabalhador não tem tempo para nada. É um debate necessário para acabar com essa jornada escorchante, que tem adoecido o trabalhador brasileiro”, destacou.

Por outro lado, Tarcísio Jardim se posicionou contra a PEC e a própria escala 6×1, ressaltando que a proposta não resolve o problema de exaustão laboral. “O debate precisa ser conduzido por especialistas. Enxergo essa questão mais como um problema filosófico do que prático”, avaliou. Ele defendeu uma discussão mais aprofundada sobre o tema, considerando a atual escala de trabalho extenuante para muitos profissionais.

 

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe