Pesquisa realizada pelo Instituto Datavox, contratada pelo portal PB Agora e divulgada nesta terça-feira (1º) revela os números da corrida eleitoral para a prefeitura de Pirpirituba, a menos de uma semana do pleito. Segundo os dados da pesquisa estimulada, Danilo, candidato pelo União Brasil, lidera a disputa com 55,2% das intenções de voto, enquanto Rinaldo Guedes (PSB) aparece com 35,0%.
Os resultados são da pesquisa estimulada, àquela em que são apresentados os nomes dos candidatos e o eleitor escolhe entre as opções postas.
O levantamento mostra ainda que 8,0% dos eleitores se declaram indecisos, e 1,8% afirmam que votarão em branco ou anularão o voto.
CENÁRIO ESPONTÂNEO
Na pesquisa espontânea, em que os eleitores manifestam sua escolha sem a apresentação prévia de nomes, Danilo também mantém a liderança com 53,1% das intenções de voto, seguido por Rinaldo Guedes, que tem 33,8%. Nesse cenário, o número de indecisos sobe para 11,3%, e o percentual de brancos e nulos permanece em 1,8%.
CRENÇA NA VITÓRIA
Outro dado importante da pesquisa questionou os eleitores sobre quem acreditam que vencerá a eleição, independentemente de suas intenções de voto. Neste cenário Danilo também desponta como provável vitorioso. Veja gráfico
DADOS DA PESQUISA
A pesquisa foi realizada no dia 25 de setembro de 2024 e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo PB-09263/2024. O estudo abrangeu tanto as zonas urbanas quanto rurais de Pirpirituba, com visitas aos setores censitários rurais de Várzea Comprida, Castanha Vela, Santa Laura, Pau D’Arco, Pedra D’água, entre outros, além dos setores urbanos do Centro, Mutirão e Alto do Damião.
Com um intervalo de confiança de 95,0% e uma margem de erro de 4,9% pontos percentuais para mais ou para menos, a pesquisa oferece uma visão precisa do atual cenário eleitoral no município.
A poucos dias da eleição, os números revelados pela pesquisa Datavox/PB Agora indicam um cenário favorável para Danilo, mas a disputa ainda está em aberto, especialmente com o percentual de indecisos e o impacto que a reta final da campanha ainda pode ter no resultado final.
PB Agora