PGR isenta Walber, Cabo Gilberto Nilvan e Eliza no caso 8/1; Pâmela não teve a mesma sorte

PUBLICIDADE

A Procuradoria-Geral da República (PGR) defendeu o arquivamento da investigação contra os deputados Walber Virgolino (PL) e Cabo Gilberto Silva (PL), o ex-candidato ao governo do estado pelo PL, Nilvan Ferreira, e a vereadora Eliza Virgínia (PP) no Supremo Tribunal Federal (STF), referente aos atos terroristas ocorridos em 8 de janeiro.

A ação, movida pelo Diretório Estadual do PSOL no STF, acusa o quarteto e a ex-primeira-dama da Paraíba, Pâmela Bório, de incitação ao atentado contra o STF, Congresso Nacional e Palácio do Planalto.

Segundo a PGR, a participação de Pâmela Bório nos atos é evidente, e o subprocurador Carlos Frederico Santos solicitou à Polícia Federal que apresente mídias complementares para aprofundar as investigações sobre o envolvimento direto da ex-primeira-dama nos atos antidemocráticos e tomar providências adicionais.

O ministro Alexandre de Moraes, relator da ação, terá agora a responsabilidade de decidir se acata o entendimento da PGR e arquiva o processo ou se dá continuidade às investigações em cooperação com a Polícia Federal.

As imagens anexadas no processo foram destacadas pela PGR como provas da participação da jornalista nos atos de 8 de janeiro. Portanto, a análise aprofundada dos vídeos anexados pela autoridade policial será crucial para determinar se Pâmela Bório participou efetivamente da destruição de bens públicos ou apenas incitou os atos antidemocráticos.

O relatório apresentado pela Polícia Federal menciona “uma série de vídeos publicados nos stories do perfil @pamelaboriooficial no Instagram, com ‘selo’ de verificação”. Em outra passagem, a autoridade policial afirma que “em novas buscas foi possível identificar reportagem sobre o assunto, contendo vídeo. Assim, a definição acerca dos elementos de convicção que demonstrem a viabilidade de eventual ação penal não prescinde da análise acurada dos mencionados vídeos, anexados aos autos pela autoridade policial”.

A apuração é do jornalista Wallison Bezerra, do MaisPB.
PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mais de 20 vereadores manifestam apoio e Dinho consolida caminhada rumo à reeleição na Mesa Diretora da CMJP

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…

25 de novembro de 2024

Família de vítima anuncia recompensa de mil dólares para quem localizar Fernando Cunha Lima, foragido por abusos sexuais

Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …

25 de novembro de 2024

Líder do governo na ALPB, Chico Mendes confirma permanência de Dr. Eduardo na base e contabiliza até 25 deputados no grupo

O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…

25 de novembro de 2024

Fique em Dia com a Cagepa: negociação de débitos entra na última semana

Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…

25 de novembro de 2024

Aberto período de renovação de matrículas para alunos veteranos em escolas municipais de JP

A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…

25 de novembro de 2024

Veneziano e Nilda Gondim participam de inauguração de ala SUS na FAP

Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…

25 de novembro de 2024