Categorias: Política

PL pretende implantar a educação ambiental nas escolas de JP

PUBLICIDADE

A educação ambiental, vinculada à Política Nacional de Educação, levada aos alunos da rede pública no âmbito de João Pessoa, de forma multidisciplinar com noções de consciência e preservação ambiental e com diversas abordagens pedagógicas. Esta é a síntese do projeto ‘Educação Ambiental nas Escolas’ que o vereador Raoni Mendes apresentou nesta quinta-feira (10), na Câmara Municipal de João Pessoa. Caso seja aprovado e sancionado, o projeto beneficiará todos os alunos da rede pública municipal e pode resultar no fortalecimento da consciência ambiental dessa geração do ensino fundamental.

Raoni Mendes explicou que o tema do projeto se alinha com a prioridade que seu mandato tem dado às questões ambientais na capital. “Nós acreditamos que é possível mudar a forma de enxergar a natureza e seus recursos. Para nós, a melhor maneira de transformar a realidade das pessoas e de alterar o status quo é a Educação. Portanto, propomos que seja implementado, nas escolas municipais de João Pessoa, um Programa de Educação Ambiental”, frisou.

Dentre os objetivos do projeto Educação Ambiental está a compressão integrada do meio ambiente, o estímulo e o fortalecimento de uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social; o fomento e o fortalecimento da integração com a ciência e a tecnologia; a inclusão dos alunos à cidadania também por meio da educação ambiental; e o incentivo à participação individual e coletiva na preservação do meio ambiente tomando como referência a sua comunidade, o seu habitat natural, e o todo da sociedade.

Raoni Mendes reforçou que o meio ambiente e suas noções de preservação e sustentabilidade são temas transversais que podem ser debatidos em sala de aula e promover a curiosidade e interesse dos alunos, por fazer relações entre meio ambiente e as várias áreas, a exemplo da matemática, história e literatura. Essa noção de interdisciplinaridade, inclusive, é uma exigência cada vez mais recorrente em concursos e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Os debates a respeito da conduta ambientalmente ética e do comportamento ambientalmente sustentável deveriam acontecer naturalmente e de maneira espontânea”, afirmou.

 

Este é o momento de realizar parte das transformações em busca da sustentabilidade e mais qualidade de vida na cidade, segundo Raoni, ao trazer como prioridade diária o meio ambiente no ambiente escolar que além de educativo é transformador na vida dos alunos. “O momento é muito favorável para a Educação Ambiental atuar na transformação de valores nocivos que colaboram para o uso degradante dos bens comuns da humanidade. Ela precisa ser uma educação ininterrupta, continuada, para todos os estudantes da rede pública de educação do município. A escola é um espaço privilegiado para isso”, reforçou.



Redação com Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Wilson Santiago endossa apoio do Republicanos a possível candidatura de Galdino ao Governo em 2026: “Grande nome”

O deputado federal Wilson Santiago, do Republicanos, afirmou, em entrevista essa semana, que seu partido…

5 de novembro de 2024

João Azevêdo nomeia Anna Carla Lopes para vaga de desembargadora do TJPB pelo Quinto Constitucional

O governador João Azevêdo anunciou, na noite desta terça-feira (5), a nomeação da advogada Anna…

5 de novembro de 2024

Bancada do PSB anuncia apoio à candidatura do deputado Hugo Motta para presidência da Câmara em 2025

A Bancada do PSB anunciou, nesta terça-feira (5), apoio à candidatura do deputado Hugo Motta…

5 de novembro de 2024

Governador João Azevêdo sai de férias e vice Lucas Ribeiro assume Governo da Paraíba já a partir da próxima quinta-feira

Após a intensidade da agenda na campanha eleitoral, o governador João Azevêdo (PSB) entrará em…

5 de novembro de 2024

Pequenos negócios geram mais de 2,5 mil empregos em setembro na Paraíba

Setores de serviço, comércio e construção foram os que mais ofertaram novas vagas, de acordo…

5 de novembro de 2024

Cícero Lucena acompanha mudança das famílias beneficiadas com imóveis do Edifício Nações Unidas em JP

As 39 famílias residentes no edifício Nações Unidas, no Centro de João Pessoa, estão recebendo…

5 de novembro de 2024