A proposta de um advogado paraibano para a realização de um plebiscito com o objetivo da população escolher o nome da Capital paraibana, chamada de João Pessoa desde 1930 em homenagem ao ex-governador da Paraíba de mesmo nome, dividiu opiniões de deputados federais paraibanos que cogitam disputar a prefeitura da cidade em 2024.
Saiba mais:
+ TRE-PB recebe pedido para fazer plebiscito e população pessoense decidir sobre nome da Capital
Enquanto Cabo Gilberto (PL) é favorável à mudança do nome, para que volte a ser Parahyba, nome anterior a João Pessoa e, indo além, defende também a mudança da bandeira, Ruy Carneiro (PSC) acredita que a cidade tem outros problemas mais urgentes a serem debatidos.
Cabo Gilberto
“Nossa capital deveria ter o nome de antes de 1930, como também nossa bandeira, deveria ser a de antes de 1930. Bem mais bonita e mais elegante, no meu entendimento. Nada mais democrático que ouvir a população da capital paraibana, bem como do estado, sobre a mudança do nome da capital, com a volta da antiga bandeira do Estado da Paraíba.”
Ruy Carneiro
“Acho que diante dos problemas que a Capital vive, é um tema que não é prioritário em meio de PSFs fechados, buracos nas ruas, escolas fechadas, falta de medicamentos e uma série de situações. Enfim, acho que isso não é prioridade. Prioridade são as pessoas.”
Entenda
A ação para a realização de um plebiscito consultando a população de João Pessoa sobre o nome da cidade foi proposta pelo advogado paraibano Raoni Vita. O requerimento foi protocolado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB).
De acordo com o advogado, que fez um abaixo-assinado virtual para dar força à sua ideia, a Constituição Estadual da Paraíba, promulgada em 1989, determina a realização desse plebiscito, porém, ele nunca ocorreu.
A sugestão do advogado é de que o plebiscito ocorra no dia da próxima eleição geral, em 06/10/2024, e que alguns meses antes seja realizada uma ampla campanha a partir das sugestões de nomes apresentados livremente pela sociedade.