A proposta de um advogado paraibano para a realização de um plebiscito com o objetivo da população escolher o nome da Capital paraibana, chamada de João Pessoa desde 1930 em homenagem ao ex-governador da Paraíba de mesmo nome, dividiu opiniões de deputados federais paraibanos que cogitam disputar a prefeitura da cidade em 2024.
Saiba mais:
+ TRE-PB recebe pedido para fazer plebiscito e população pessoense decidir sobre nome da Capital
Enquanto Cabo Gilberto (PL) é favorável à mudança do nome, para que volte a ser Parahyba, nome anterior a João Pessoa e, indo além, defende também a mudança da bandeira, Ruy Carneiro (PSC) acredita que a cidade tem outros problemas mais urgentes a serem debatidos.
Cabo Gilberto
“Nossa capital deveria ter o nome de antes de 1930, como também nossa bandeira, deveria ser a de antes de 1930. Bem mais bonita e mais elegante, no meu entendimento. Nada mais democrático que ouvir a população da capital paraibana, bem como do estado, sobre a mudança do nome da capital, com a volta da antiga bandeira do Estado da Paraíba.”
Ruy Carneiro
“Acho que diante dos problemas que a Capital vive, é um tema que não é prioritário em meio de PSFs fechados, buracos nas ruas, escolas fechadas, falta de medicamentos e uma série de situações. Enfim, acho que isso não é prioridade. Prioridade são as pessoas.”
Entenda
A ação para a realização de um plebiscito consultando a população de João Pessoa sobre o nome da cidade foi proposta pelo advogado paraibano Raoni Vita. O requerimento foi protocolado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB).
De acordo com o advogado, que fez um abaixo-assinado virtual para dar força à sua ideia, a Constituição Estadual da Paraíba, promulgada em 1989, determina a realização desse plebiscito, porém, ele nunca ocorreu.
A sugestão do advogado é de que o plebiscito ocorra no dia da próxima eleição geral, em 06/10/2024, e que alguns meses antes seja realizada uma ampla campanha a partir das sugestões de nomes apresentados livremente pela sociedade.
A investigação da Polícia Federal aponta que o ex-presidente Jair Bolsonaro fugiria do país caso…
O prefeito em exercício de João Pessoa, Leo Bezerra (PSB), em entrevista ontem (26), ao…
Um acaso de cinema ocorreu na capital paraibana, quando uma babá que trabalhava para uma…
Mais uma vez a cidade de Bayeux, na região metropolitana de João Pessoa, foi palco…
Bruno Roberto, filho do deputado federal e presidente do PL na Paraíba, Wellington Roberto, desmentiu…
O deputado estadual Tião Gomes (PSB) confirmou, nesta terça-feira (26), que cumpriu sua missão na…