A Executiva Estadual do PMDB esteve reunida nesta segunda-feira (06) na sede do partido, na avenida Beira Rio, em João Pessoa, para definir uma agenda de encontros que o partido fará em diversas cidades do Estado, visando a formação de um projeto para a Paraíba em 2014. O encontro teve a participação do pré-candidato do PMDB ao Governo do Estado nas eleições do ano que vem, Veneziano Vital do Rêgo.
Uma nova reunião já está agendada para a próxima segunda-feira (13), quando será divulgada a agenda definitiva dos encontros. Na reunião de hoje, ficou acertada a data de 1º de junho para o encontro de Patos; no dia 15 de junho, haverá o de Sousa; Guarabira ficou acertado para o dia 06 de julho; Rio Tinto para o dia 03 de agosto e Araruna para o dia 17 de agosto. Os demais municípios serão confirmados posteriormente.
Em entrevista a imprensa na chegada ao diretório do partido, Maranhão revelou desejo de manter o com o PT na Paraíba como aliado, mesmo alertando que ainda é cedo para tratar da formação de alianças com vistas as eleições do próximo ano. O ex-governador ainda falou sobre os efeitos da saída de Wilson Santiago do partido e disse que os fatos não aconteceram como previa os dissidentes.
Sobre a possibilidade de ter o PT na chapa, Maranhão lembrou que ainda é cedo para se falar em formação de chapas, disse que não tenho objeção ao Partido dos Trabalhadores ou qualquer outro da oposição, mas destaca que para formar chapa com o PMDB é preciso obedecer alguns critérios, como peso político.
“Eu tenho ouvido notícias desencontrada, mas nossa intenção é de manter aliança (com PT) … Eu acho que é cedo para a gente definir uma chapa de aliança. Primeiro a gente precisa definir as bases da aliança e depois formar a chapa, não temos nenhum objeção a nenhum partido da base, inclusive o PT, mas temos que estabelecer muitas conversas ainda. Uma chapa não se faz de forma apenas esquemática, apenas de montagem de nomes, ela obedece sobre tudo ao critério do peso político de cada partido envolvido na aliança e também o peso político dos candidatos que estes partido podem oferecer para formação da aliança”, destacou.
Sobre a saída ex-senador Wilson Santiago do partido, Maranhão disse que, felizmente, já sentiu os efeitos da saída do político da legenda. “Não funcionou conforme ele estava anunciando. O PMDB está integro. Todos os partidos podem ter dissecções nos momentos das definições, mas os peemedebistas estão imunizados para o germe, o micróbio da dissecção”.
Durante o encontro, os participantes debateram os problemas que os paraibanos enfrentam hoje. Segundo informou o presidente Estadual do PMDB, José Maranhão, fruto da incompetência administrativa do gestor estadual. “A Paraíba sofre hoje com um governo ineficiente, que não tem sensibilidade nem capacidade de resolver mesmo questões pontuais e o PMDB tem a responsabilidade de apresentar uma solução para essa questão”.
Para o pré-candidato do PMDB ao Governo do Estado, Veneziano Vital, os debates que serão realizados em várias cidades paraibanas serão importantes, para a formulação de um projeto sério e exequível para a Paraíba. “Hoje vemos que o paraibano já está perdendo as esperanças, de um governo que está prestes a completar dois anos e meio de gestão, mas que continua, desde o primeiro dia do mandato, totalmente ineficiente”.
Participaram do encontro, além do presidente José Maranhão e do pré-candidato a governador Veneziano, os deputados federais Hugo Motta, Manoel Júnior e Nilda Gondim; os estaduais Raniery Paulino, Gervásio Maia e Olenka Maranhão, o vereador Fernando Milanez, o ex-prefeito de Patos Nabor Wanderley, além dos dirigentes do PMDB Antônio de Sousa e Mazureik Moraes, todos integrantes da Executiva Estadual.
Assessoria