Entrou em vigor no último dia 21, a lei de autoria do deputado estadual Doda de Tião (PTB) que reconhece a vaquejada como atividade esportiva na Paraíba.
Doda de Tião é fazendeiro e cria cavalos. Ele foi procurado por praticantes para apresentar a proposta. Com a aprovação, será permitida a realização de campeonatos e torneios oficiais no Estado envolvendo os praticantes da atividade, que virou esporte.
Várias pessoas e entidades em defesa de animais estão entrando na justiça e na mídia e redes sociais para deixar declarada sua revolta.
A Associação de Proteção Animal Amigo Bicho (APAAB) entrará com ação na Justiça contra a aprovação da lei que transforma a vaquejada em esporte na Paraíba. O projeto foi apresentado pelo deputado estadual Doda de Tião (PTB).
Secretária da APAAB, Maribel de Souza Amengual disse que o corpo jurídico já foi acionado para tentar derrubar a lei aprovada pela ALPB e também para proibir o uso de animais em esportes como briga de galo e rodeios.
“Sou totalmente contra porque traz prejuízos aos animais. É retrógrado. Do passado! Usar animais em lutas e em brigas, com maus-tratos, não é esporte. É perversidade”, destacou Maribel de Souza Amengual.
A ex-apresentadora da RedeTv, Luísa Mell, recorreu, na manhã desta sexta-feira (23), às redes sociais para criticar a sanção da lei que transformou a vaquejada como esporte na Paraíba.
Conhecida do público por abraçar a causa animal, Luísa comandava o “Late Show” na emissora paulista.
Em sua postagem no Facebook, Luísa Mell se diz triste com a lei e considera a vaquejada como um dos “esportes” mais cruéis que existem.
Segundo ela, os animais são submetidos à violência para poderem atuar. “Ela (a vaquejada) consiste em aterrorizar um filhote de boi ou um boi jovem, normalmente com choques e surras para que ele corra desesperadamente por uma arena, enquanto um peão sobre um cavalo tem que encurralar ele e derruba-lo puxando violentamente o rabo”, postou.
Em poucas horas, a postagem da ex-apresentadora repercutiu entre os internautas de todo o país. Até o fechamento desta matéria, quase cinco mil pessoas já haviam comentado a publicação.
No programa ela buscava conscientizar a população sobre os cuidados necessários para criar um animal, e muitas vezes trazia denúncias de maus-tratos, que eram alvos de queixas na polícia.
Luísa Mell é formada em Direito e Teatro e é uma das ativistas mais atuantes no país. Graças à sua atuação, Mell foi eleita embaixadora do Non-Violence Brasil, projeto mundial contra a violência liderada por Yoko Ono.
Redação com Mais PB
Um acidente envolvendo um caminhão-tanque foi registrado na manhã desta quarta-feira (27) na BR-101, no…
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) demonstrou solidariedade ao deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL-PB)…
O prefeito em exercício de João Pessoa, Leo Bezerra (PSB), em entrevista ontem (26), ao…
A Polícia Civil solucionou, nesta quarta-feira (27), o caso de latrocínio que vitimou um taxista…
Um susto e por pouco não foi uma tragédia. Um princípio de incêndio aconteceu em…
A CAIXA paga, nesta quarta-feira, 27 de novembro, nova parcela do Programa Pé-de-Meia para os…