A fé cristã é a religião mais perseguida do mundo. O ministério “Portas Abertas” lista os países e os modos de sistemática perseguição a cristãos pelo mundo. Estima-se que, atualmente, mais de 365 milhões de cristãos enfrentam algum tipo de perseguição por simplesmente serem cristãos.
Nesse último domingo (26), foi realizado o evento do “Domingo da Igreja Perseguida”. Por todo o mundo, cristãos lembraram e oraram por seus irmãos que são sistematicamente perseguidos em sociedades intolerantes à fé cristã.
Destacou-se a África Subsaariana: região composta pelos países localizados ao sul do deserto do Saara, no continente africano, abrangendo países de extrema perseguição, como Somália, Eritreia e Nigéria.
Além de sofrerem com baixa qualidade de vida e perseguição de familiares e comunidades, cristãos enfrentam perseguições políticas. Em vários países subsaarianos, o poder político se tornou instrumento de perseguição ou de impedimento que cristãos compartilhem sua fé. Em alguns contextos, cristãos são tratados como cidadãos de segunda classe e vivem marginalizados, sem direitos e condições mínimas de sobrevivência.
Por tudo isso, o ministério Portas Abertas conclui que “a África Subsaariana é a região mais mortal para os cristãos. Cerca de 92% das 4.998 mortes de seguidores de Jesus aconteceram no território”.
A perseguição política à fé de qualquer pessoa é um atentado ao direito fundamental de liberdade de crença e religião. No mundo de hoje, há uma tendência crescente a se estreitar a liberdade à fé cristã. No Ocidente, os valores cristãos têm sido atacados e rotulados por palavras odiosas. Vários países do Oriente e da África têm historicamente sociedades mais fechadas às crenças cristãs e uma cultura centenária de perseguição a cristãos.
Todo esse contexto de perseguição à fé cristã precisa ser denunciado e reprovado. Mas a realidade é que a perseguição a cristãos continuará. Nesse contexto, é preciso lembrar das palavras de Jesus: “Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus(…)” (Mt 5:11-12).