Política e a Igreja perseguida

PUBLICIDADE

A fé cristã é a religião mais perseguida do mundo. O ministério “Portas Abertas” lista os países e os modos de sistemática perseguição a cristãos pelo mundo. Estima-se que, atualmente, mais de 365 milhões de cristãos enfrentam algum tipo de perseguição por simplesmente serem cristãos.

Nesse último domingo (26), foi realizado o evento do “Domingo da Igreja Perseguida”. Por todo o mundo, cristãos lembraram e oraram por seus irmãos que são sistematicamente perseguidos em sociedades intolerantes à fé cristã.

Destacou-se a África Subsaariana: região composta pelos países localizados ao sul do deserto do Saara, no continente africano, abrangendo países de extrema perseguição, como Somália, Eritreia e Nigéria.

Além de sofrerem com baixa qualidade de vida e perseguição de familiares e comunidades, cristãos enfrentam perseguições políticas. Em vários países subsaarianos, o poder político se tornou instrumento de perseguição ou de impedimento que cristãos compartilhem sua fé. Em alguns contextos, cristãos são tratados como cidadãos de segunda classe e vivem marginalizados, sem direitos e condições mínimas de sobrevivência.

Por tudo isso, o ministério Portas Abertas conclui que “a África Subsaariana é a região mais mortal para os cristãos. Cerca de 92% das 4.998 mortes de seguidores de Jesus aconteceram no território”.

A perseguição política à fé de qualquer pessoa é um atentado ao direito fundamental de liberdade de crença e religião. No mundo de hoje, há uma tendência crescente a se estreitar a liberdade à fé cristã. No Ocidente, os valores cristãos têm sido atacados e rotulados por palavras odiosas. Vários países do Oriente e da África têm historicamente sociedades mais fechadas às crenças cristãs e uma cultura centenária de perseguição a cristãos.

Todo esse contexto de perseguição à fé cristã precisa ser denunciado e reprovado. Mas a realidade é que a perseguição a cristãos continuará. Nesse contexto, é preciso lembrar das palavras de Jesus: “Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus(…)” (Mt 5:11-12).

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa lidera destinos turísticos para 2025: momento é de acolher e não de afastar visitantes

A empresa de viagens online Booking divulgou esta semana sua previsão para o turismo mundial…

23 de novembro de 2024

Lucas Ribeiro inaugura Aeroclube Governador José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou neste sábado (23) da inauguração do novo Aeroclube…

23 de novembro de 2024

Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da Paraíba sobre continuidade de carros-pipa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…

23 de novembro de 2024

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…

23 de novembro de 2024

Polícia Militar já apreendeu mais de 150 armas de fogo em Cabedelo em 2024

A Polícia Militar apreendeu mais uma arma de fogo na região de Cabedelo, na grande…

23 de novembro de 2024

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

A partir deste domingo (24), os Jogos da Juventude João Pessoa 2024 iniciam uma nova…

23 de novembro de 2024