Categorias: Política

Politica habitacional pautou reuniões do ministro em Londres

PUBLICIDADE

A política habitacional foi o principal tema da agenda do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, nesta terça-feira, em Londres. Na pauta da reunião com o ministro da Descentralizção e Cidades da Inglaterra, Greg Clark, Ribeiro e a secretária Nacional de Habitação do Ministério das cidades, Ines Magalhaes apresentaram as linhas gerais do programa Minha Casa Minha Vida NE conheceram detalhes da políítica habitacional britânica.

 

Greg Clark explicou que a construção de casas ajudou a Inglaterra a sair da recessão de 1930 e, agora, há expectativas de que o incremento da política habitacional possa ajudar a economia do país. Segundo ele, o índice de proprietários de imóveis residenciais começou a cair no país “Por isso, foi necessário rever a política habitacional para habitacional para permitir que as pessoas comprem a sua casa”, disse o ministro inglês.

 

Uma das alternativas adotadas pela Inglaterra é o planejamento do crescimento de cidades fora da região de Londres. Outra foi dar mais autonomia para os prefeitos decidirem sobre a construção, como a escolha do terreno. “Os prefeitos que tiverem mais poder de decisão é que terão mais sucesso. Por muitos anos, o poder de decisão esteve muito centralizado no governo, com pouco poder de decisão as cidades”, explicou Greg Clark.
 
 

A secretária Ines Magalhaes, explicou que o Programa Minha Casa Minha Vida é parte da estratégia de enfrentamento da crise econômica, que começou em 2008, com justiça social. ”É uma estratégia adotada para dar emprego e renda à população de baixa renda no país”, disse Inês Magalhães. Ela também participou com o ministro Aguinaldo Ribeiro da reunião com a equipe técnica do ministério inglês responsável pelo desenvolvimento da política habitacional.

 

Terrie Alafat, informou que proprietários ocupam 66% da ocupação dos imóveis residenciais do pais, 17% são alugados e 17% são habitação social subsidiada. A projeção da demanda de crescimento habitacional é de 200 mil casas por ano, enquanto que hoje são construídas a metade. “A possibilidade de compra é limitada e a casa própria é inacessível para as pessoas jovens que pretendem adquirir o primeiro imóvel da sua vida”, explicou Terrie Alafat.

 

O governo inglês decidiu adotar várias medidas a curto e longo prazos. Uma delas foi destinar terrenos públicos para construir moradias e incentivos para a indústria de construção. A longo prazo, o governo britânico investe na construção de novas cidades e definir que tipo de comunidade vai habitá-la.

 

Durante duas horas, as equipes trocaram experiências e discutiram os projetos habitacionais de cada país. Ao final do encontro, o ministro Aguinaldo Ribeiro, convidou o ministro Greg Clark para visitar o Brasil e conhecer de perto os programas do Ministério das Cidades, em especial o Programa Minha Casa Minha Vida, que até 2014 vai contratar a construção de mais 2,4 milhões de casas populares. “Vamos trocar experiências para atender, da melhor forma possível, a demanda habitacional de cada um dos países”, disse o ministr4o Aguinaldo Ribeiro ao fazer o convite.
 

 

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Tião diz que cumpriu missão na vice-presidência da ALPB e agora quer vaga no TCE

O deputado estadual Tião Gomes (PSB) confirmou, nesta terça-feira (26), que cumpriu sua missão na…

26 de novembro de 2024

EXCLUSIVO: Em meio à disputa de poder com Cb Gilberto no PL, Bruno Roberto descarta saída de Wellington Roberto para o PP

Bruno Roberto, filho do deputado federal e presidente do PL na Paraíba, Wellington Roberto, desmentiu…

26 de novembro de 2024

Reclamações e denúncias contra a Unimed João Pessoa disparam por negativas de exames e cobranças indevidas

O número de reclamações contra a Unimed João Pessoa tem crescido significativamente nos últimos meses,…

26 de novembro de 2024

Eleito vice-presidente da ALPB, Felipe Leitão pede cautela sobre presidência em 2026

O deputado estadual Felipe Leitão (PSD) foi eleito nesta terça-feira (26) vice-presidente da Assembleia Legislativa…

26 de novembro de 2024

Adriano Galdino é reeleito presidente da ALPB para o biênio 2025-2026 por aclamação

Na sessão desta terça-feira (26), a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou a eleição da…

26 de novembro de 2024

Tovar não descarta disputa por vaga na Câmara em 2026, mas reafirma que preferência ainda é de Romero

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) admitiu, nesta terça-feira (26), a possibilidade de disputar…

26 de novembro de 2024