Alguns moradores da Rua Senhor dos Passos,] no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa, estão impedidos de guardar os seus veículos nas garagens porque há uma cratera no meio da via pública que impossibilita a passagem dos carros.
Há dois meses uma galeria afundou e o que era apenas um buraco tornou-se uma cratera. Além disso, há um cano estourado há um mês e a Companhia de Água e Esgoto (Cagepa) não solucionou o problema. Mas essa rua não é a única com problemas. Em outros bairros como Mandacaru, Tambiá e em outra parte de Jaguaribe também existem vários buracos e desnivelamento do asfalto.
No local onde há uma cratera, em Jaguaribe, a dona de casa Lúcia da Silva Medeiros, contou que tudo começou quando a galeria afundou. “A galeria cedeu há dois meses. A Seinfra veio e disse que teria que abrir dois metros de um lado e dois metros do outro. Era um buraco pequeno, mas ficou desse tamanho e já faz dois meses que está assim e ninguém fez nada”, contou.
Ela ainda comentou que os carros do marido e do filho estão dormindo na rua porque é impossível entrar nas garagens. “Diante da violência a gente não sabe o que pode acontecer com os veículos”, frisou. Ainda em relação a essa via, o funcionário público comentou que teme pelas crianças que brincam pela rua. “Ninguém sabe a profundidade exata, mas está bastante funda e está cheia de água que inclusive está fedendo”, destacou. Ele também comentou que o cano estourado ao lado da cratera tem prejudicado o abastecimento da água nas torneiras das residências.
Por conta da água acumulada na cratera, os moradores estão com medo dos mosquitos. “Aqui está empestado de muriçoca e estamos com medo da dengue porque tem água parada”, ressaltou.
Outro buraco em Jaguaribe é no cruzamento das Ruas Alberto de Brito com Benjamim Constant. Segundo a comerciante Maria de Fátima Pereira, o problema é antigo. Para evitar que ocorram acidentes foi colocado um pequeno tronco de árvore.
“Esse buraco é crônico. Desde que eu vim morar aqui, há 40 anos, que es-se buraco existe. Eles vêm e consertam. Passam um tempo e ele abre de novo”, revelou. Em Mandacaru, na Avenida Ayrton Sena, não diferente. Os moradores também sinalizaram o buraco com uma porta. “Semana passada um motorista perdeu o controle ao passar pelo buraco. Não sei como o pneu não estourou”, contou a comerciante Maria das Neves Araújo.
PB Agora