Categorias: Política

Porque Cássio aceitou pagar o ônus de ser contra o Mais Médicos?

PUBLICIDADE

Tudo na vida tem seus ganhos e suas perdas; seus pontos positivos e seus pontos negativos. E, quando o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) aceitou ser líder do PSDB no Senado, sabia que ganharia visibilidade nacional, com exposição diária nas principais redes de TV. Mas também tinha consciência do ônus que teria de arcar.

A primeira preocupação de Cássio foi com o fantasma da cassação, que, pelo menos aparentemente, não lhe assombrou tanto. Eu mesmo divulguei aqui e no meu blog (www.carlosmagno.com.br) uma declaração de Cássio dizendo que não estava nem aí para o que poderiam fazer contra ele, por conta das cassações que sofreu, quando começasse a aparecer na mídia como grande combatente do governo da presidente Dilma Rousseff (PT).

Mas tem uma etapa da qual ele não tem como fugir: é assumir tudo o que o PSDB achar que é interessante, do ponto de vista da oposição ferrenha ao PT e ao governo. Mesmo que seja algo que vá de encontro ao que o próprio Cássio pensa. Mesmo que seja algo que vá lhe trazer prejuízo de imagem. Mesmo que seja algo… absolutamente impopular!

Pois é isso o que ocorre agora. Cássio, líder do PSDB no Senado Federal; e seu vice-líder, senador Aloysio Nunes, tiveram que ser as ‘pontas de lança’ do Projeto de Decreto Legislativo 33/2015 que, de cara, tem o condão de inviabilizar um dos programas que se mantém com imagem inabalável no governo da presidente Dilma e do PT: o Mais Médicos. A proposta tem como objetivo invalidar o termo de cooperação firmado pelo Ministério da Saúde com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que garante a participação de médicos cubanos no Mais Médicos.

O projeto está em tramitação na Comissão de Constituição de Justiça do Senado e sua aprovação prejudicaria o andamento do Mais Médicos, que conta atualmente com 11,4 mil médicos da cooperação com a OPAS atuando em mais de 3.500 municípios. Atualmente, 2.700 cidades que aderiram à iniciativa são atendidas exclusivamente pelos profissionais cubanos.

Claro que o programa não é um primor, não é uma perfeição. Tem muito, ainda, o que ser aprimorado. Mas que ele já é um grande avanço e tem aprovaçãopopular, não podemos negar. Os números do programa falam por si: o Mais Médicos chegará neste ano a um total de 18.247 médicos atuando em mais de 4 mil municípios do país. Com isso, 63 milhões de brasileiros que antes não tinham acesso a médico na Unidade Básica de Saúde passaram a ter o atendimento garantido.

Só para ter uma ideia do presente de grego que caiu no colo de Cássio, o Mais Médicos – vejam que ironia – beneficia mais prefeituras comandadas por prefeitos tucanos (447 cidades, o que dá 65% dentre as beneficiadas) do que as comandadas por prefeitos de todos os outros partidos juntos. E mais: recente pesquisa da UFMG mostrou que o programa tem um índice de satisfação de 95% por parte dos usuários, que deram notas acima de 8,0 aos profissionais e ao atendimento médico prestado.

Quer mais? Segundo relatório do TCU, o Mais Médicos aumentou em 30% o número de consultas e visitas domiciliares realizadas pelos médicos. Além disso, para 89% dos pacientes entrevistados pelo TCU e 98% dos gestores das unidades básicas de saúde, o tempo de espera por uma consulta reduziu com os novos profissionais. Eita!

Agora, de tudo isso, o pior foi a justificativa utilizada por Cássio para apresentar o projeto. O paraibano, que, repito sempre, considero um dos políticos mais inteligentes que conheço, saiu-se com essa pérola, ao ser perguntado por que apresentar um projeto que traz tanto prejuízo para a população: “nada contra os médicos; tudo contra a corrupção”. Homem de Deus, onde é que ele visse corrupção no Mais Médicos???

Como diria um amigo jornalista: me poupe…

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mais de 20 vereadores manifestam apoio e Dinho consolida caminhada rumo à reeleição na Mesa Diretora da CMJP

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…

25 de novembro de 2024

Família de vítima anuncia recompensa de mil dólares para quem localizar Fernando Cunha Lima, foragido por abusos sexuais

Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …

25 de novembro de 2024

Líder do governo na ALPB, Chico Mendes confirma permanência de Dr. Eduardo na base e contabiliza até 25 deputados no grupo

O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…

25 de novembro de 2024

Fique em Dia com a Cagepa: negociação de débitos entra na última semana

Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…

25 de novembro de 2024

Aberto período de renovação de matrículas para alunos veteranos em escolas municipais de JP

A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…

25 de novembro de 2024

Veneziano e Nilda Gondim participam de inauguração de ala SUS na FAP

Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…

25 de novembro de 2024