Com a proximidade das Eleições Municipais de 2024, que irão ocorrer dentro de um mês, autoridades, candidatos, representantes de partidos e federações partidárias devem estar atentos aos prazos do calendário eleitoral, que se encerram nesta sexta-feira (06). Esses prazos são essenciais para a definição de candidaturas, a nomeação de pessoal para trabalhar durante o pleito e o planejamento do transporte no dia da votação.
Hoje é o último dia para que partidos políticos e federações preencham as vagas remanescentes para o cargo de vereador. Esta etapa é fundamental caso todas as candidaturas não tenham sido completadas durante as convenções partidárias. De acordo com a Lei nº 9.504/1997 e a Resolução TSE nº 23.609/2019, as indicações devem respeitar as porcentagens mínima e máxima para cada gênero, assegurando a representatividade nas eleições.
Além disso, os presidentes das juntas eleitorais devem enviar até o final do dia ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de seu respectivo estado os nomes dos escrutinadores e auxiliares que serão designados para atuar no pleito. Também é necessário publicar o edital correspondente com as nomeações. A partir desta data, partidos, federações e coligações têm um prazo de três dias para apresentar eventuais pedidos de impugnação às nomeações, conforme estipulado pelo Código Eleitoral.
PB Agora
Eleita nas eleições municipais de 2024, a prefeita de Mari Lucinha da Saúde pode ter…
O PSB, por meio de sua candidata Maria Aparecida da Silva, entrou com uma Ação…
O presidente da Câmara Federal, deputado Hugo Motta, ontem (07), durante evento na Associação Comercial…
O próximo dia 28 de abril promete sacudir os bastidores da política paraibana com uma…
A deputada estadual Camila Toscano (PSDB) reagiu, durante entrevista nesta terça-feira (08), às declarações do…
As recentes falas do presidente da Câmara Federal, deputado Hugo Motta, a respeito do PL…