PRECOCE: mesmo faltando 2 anos para pleito, já esquenta disputa pela Prefeitura de João Pessoa; oito estão no páreo
Faltando quase dois anos para a disputa das eleições em 2012, a disputa pelo principal colégio eleitoral do Estado promete ser bastante acirrada e oito nomes despontam como possíveis pré-candidatos na luta para se tornar prefeito da Capital João Pessoa.
Cacifado pelas ações da gestão municipal, o prefeito de João Pessoa Luciano Agra (PSB), surge como nome mais forte do grupo liderado pelo governador Ricardo Coutinho (PSB). O socialista pode ter uma participação decisiva numa possível vitória do aliado no seu principal reduto eleitoral. Na base socialista também desponta o nome do deputado federal reeleito Luis Couto (PT). Apesar da especulação o petista desconversou: “2012 será discutido em 2012”.
Quem é tido como o maior opositor ao projeto de Luciano Agra, é o senador Cícero Lucena (PSDB), que comandou os destinos da Capital em duas oportunidades e tem adotado a tática do silêncio quando o assunto é a sucessão municipal. Ainda sem saber se permanecerá no ninho tucano. Cícero luta para tentar convencer a ala do PSDB ligada a Ricardo Coutinho de que o melhor caminho é o lançamento de uma candidatura própria, para isso, já enviou emissários, a exemplo do seu sobrinho, o ainda deputado Fabiano Lucena (PSDB), que trocou farpas recentemente na imprensa com o vice-governador Rômulo Gouveia (PSDB).
No âmbito do PMDB três nomes surgem como favoritos: o ex-governador José Maranhão (PMDB) e os deputados federais Benjamin Maranhão e Manoel Júnior, este último chegou a espalhar outdoors no final do ano passado, com agradecimentos aos paraibanos, com o seguinte dizer: “Obrigado e até a próxima….”.
Outro a manifestar disposição de verificar a sua popularidade junto ao eleitorado pessoense foi o deputado federal Major Fábio (DEM), que na última sexta-feira (21) empolgado com a “onda” PEC 300, mandou o seguinte recado: “A candidatura está na mão de Deus, se o povo quiser eu não abro mão! Não abro nem para um trem!”, disparou.
O último e mais recente a entrar no páreo foi vereador pessoense Durval Ferreira, do PP. O parlamentar teve a candidatura lançada pelo presidente estadual da sigla, Enivaldo Ribeiro (PP). Na ocasião, Ribeiro disse que não tinha relações suficientes com o atual prefeito Luciano Agra que o convergissem para uma candidatura única.
Portanto, resta saber até 2012 quantos novos nomes serão lançados na disputa e se os postulantes mencionados terão empatia e cacife político para se consolidar ante o desgaste que a classe política enfrenta junto à sociedade.
Henrique Lima
PB Agora
Apenas dois dias depois de Lula ter participado de uma cerimônia em defesa da democracia,…
Em uma democracia, o conceito de “cidadania” tem a ver com a garantia legal e…
O governador João Azevêdo abre nesta sexta-feira (10), às 19h, a 39ª edição do Salão…
Na manhã desta sexta-feira (10), um grave acidente na BR-412, no km 97, em Serra…
Uma investigação da Polícia Civil da Paraíba (PCPB) desmantelou um esquema criminoso responsável por invadir…
O motorista suspeito de atropelar dois ciclistas na manhã de quinta-feira (9) na PB-008, em…