A Paraíba o tempo todo  |

Prédio histórico de JP ameaça desabar sobre a linha férrea; Iphan já notificou a CBTU

Um prédio abandonado no Centro Histórico de João Pessoa, nas proximidades do Porto do Capim, ameaça a linha férrea, pondo em risco a vida das pessoas que usufruem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Para evitar acidentes, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) fez a averiguação e notificou a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que deve enviar um relatório com todos os problemas que estão afetando a estrutura do local.

 

O prédio se encontra em más condições estruturais devido a falta de manutenção. A edificação está com a fiação elétrica comprometida e apresenta infiltrações e fissuras que oferecem risco para usuários do VLT e os pedestres que transitam pelo entorno.

 

De acordo com o engenheiro civil da CBTU, Pedro Augusto, o relatório que está sendo realizado descarta a área de comunidade na região em que o prédio se encontra.

 

"Estamos fazendo o relatório para ser entregue o quanto antes, com todos os problemas apresentados pelo prédio, mas de antemão descartamos a possibilidade de comunidades na área. Caso o prédio caia, irá afetar o trajeto do trem na rota de João Pessoa para Cabedelo, mas estamos fazendo o possível para isso não ocorrer".

 

Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphaep), aproximadamente 90 imóveis em João Pessoa estão sendo monitorados por apresentarem comprometimento na sua estrutura física. O órgão é responsável pela preservação dos casarões, contra qualquer intervenção de mudança de fachada dos prédios. Qualquer mudança tem que passar por aprovação do conselho.

 

Os proprietários já foram notificados pelo Ministério Público para tomarem as devidas providências, evitando o desmoronamento, porém, muitos deles já não residem em João Pessoa.

 

 

Redação

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe