Categorias: Política

Prefeita do Nordeste é afastada por decisão judicial nesta quarta

PUBLICIDADE

A prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV), foi afastada nesta quarta-feira, 31, do cargo. A decisão foi do desembargador Amaury Moura, do Tribunal de Justiça. Ele acatou o pedido feito pelo procurador geral de Justiça, Manoel Onofre Neto. Em ação com pedido liminar, o Ministério Público denunciou o suposto envolvimento da prefeita em esquemas de fraudes em processos licitatórios da Secretaria Municipal de Saúde. O caso ficou conhecido como Operação Assepsia, onde foram denunciados empresários, procurador do município e secretários por ilegalidades em contratos de empresas para gerenciarem as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e a Assistência Médico Especializada (AME).

 

A gestora enfrenta uma crise que culmina com o índice de desaprovação superior a 95%, segundo atestou pesquisa Ibope. Na ação, o procurador geral de Justiça pediu também o afastamento dos secretários municipais de da Copa, Jean Valério, e do Meio Ambiente e Urbanismo, Bosco Afonso. No entanto, o desembargador não analisou o pleito do Ministério Público para os dois se afastarem. Todo processo, envolvendo a prefeita e seus auxiliares, tramita em segredo de justiça.

 

O cargo de titular do Executivo será ocupado pelo vice-prefeito, Paulinho Freire (PP), que foi eleito vereador no pleito municipal deste ano. Micarla de Sousa, presidente estadual do Partido Verde, fez uma carreira política rápida. Filha do ex-senador Carlos Alberto de Sousa (já falecido), a jornalista se elegeu em 2004 vice-prefeita de Natal, na chapa do então prefeito (e hoje prefeito eleito) Carlos Eduardo (PDT). Menos de seis meses depois de tomar posse no cargo, já rompeu com o gestor. Em 2006 foi eleita deputada estadual e dois anos depois chegou ao cargo mais importante no município, com a eleição para prefeita de Natal, vencendo o pleito no segundo turno.

 

Durante a manhã de hoje, após saber que havia sido afastada da prefeitura, Micarla de Sousa permaneceu em casa e não concedeu entrevista à imprensa ou emitiu nota oficial. O telefone celular do secretário municipal de Comunicação continua desligado. A administradora afastada recebeu, nessa manhã, a visita de alguns auxiliares de primeiro escalão, mas eles também não concederam qualquer declaração à imprensa.


Estadão

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mais de 20 vereadores manifestam apoio e Dinho consolida caminhada rumo à reeleição na Mesa Diretora da CMJP

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…

25 de novembro de 2024

Família de vítima anuncia recompensa de mil dólares para quem localizar Fernando Cunha Lima, foragido por abusos sexuais

Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …

25 de novembro de 2024

Líder do governo na ALPB, Chico Mendes confirma permanência de Dr. Eduardo na base e contabiliza até 25 deputados no grupo

O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…

25 de novembro de 2024

Fique em Dia com a Cagepa: negociação de débitos entra na última semana

Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…

25 de novembro de 2024

Aberto período de renovação de matrículas para alunos veteranos em escolas municipais de JP

A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…

25 de novembro de 2024

Veneziano e Nilda Gondim participam de inauguração de ala SUS na FAP

Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…

25 de novembro de 2024