Categorias: Política

Prefeito apresenta medidas éticas de controle social na abertura dos trabalhos legislativos

PUBLICIDADE

 O prefeito Luciano Cartaxo apresentou, à Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), medidas que pretende assegurar a transparência no âmbito do Poder Municipal. Durante a sessão de abertura dos trabalhos legislativos para o segundo semestre, o prefeito descreveu as medidas éticas de controle social e transparência, que serão analisadas e votadas pelos parlamentares. Entre as propostas estão a instituição da “Ficha Limpa” para o acesso ao serviço público municipal e a facilitação do acesso da população às informações administrativas.

A primeira medida é o Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal que pretende alterar o seu artigo 31. A intenção é que o número de assinaturas necessárias para que um projeto de iniciativa popular alcance a municipalidade passe de 1% para apenas 0,5% do eleitorado. “Essa ação favorece a participação popular e estimula a cidadania. Acreditamos que a organização popular em torno de um tema aumenta a legitimidade do Poder Legislativo”, avaliou o prefeito.

Também faz parte das ações um Projeto de Lei que dispõe sobre a Política Municipal de Transparência e Acessibilidade à Informação. O texto determina diretrizes como a prática da publicidade como preceito geral e do sigilo como exceção, a divulgação de informações de interesse público independente de sua solicitação, a utilização de meios de comunicação e tecnologia para potencializar a divulgação e o fomento à cultura da transparência na administração pública municipal.

“Vivemos um momento de aumento da transparência e morte do sigilo, sendo intolerável a ausência de informações por parte dos governos e governantes”, declarou Luciano Cartaxo. “Nosso governo se orgulha de ser transparente e de sempre se cercar de toda possível visibilidade, acessibilidade ou ‘translucidez’”, complementou.

Decretos – Entre os decretos encaminhados pelo prefeito Luciano Cartaxo está o que institui o regime “Ficha Limpa” para os ocupantes de cargos de comissão ou funções de confiança na Administração Pública Municipal Direta e Indireta. De acordo com o texto, os cargos não poderão tomar posse nestes cargos, cidadãos condenados por crime eleitoral, que tiveram seus direitos políticos cassados ou que tenha sido condenado por outros tipos de crime.

A declaração de bens do agente público também é foco de um decreto. Com a medida, a posse e o exercício das funções públicas no Poder Executivo Municipal fica condicionada à apresentação de bens do ocupante do cargo e de seus dependentes econômicos. O texto ainda garante à Controladoria Geral do Município, o dever de acompanhar a evolução patrimonial dos servidores em cargo de confiança.

Por decreto, o prefeito também institui a nomeação de um gestor e um fiscal para cada contrato ou convênio firmado pela Prefeitura de João Pessoa, cuja execução esteja sob a responsabilidade dos Órgãos Públicos. O último decreto institui a Comissão Extraordinária de Controle Administrativo, pela qual se criam regras para prorrogação de contratos administrativos. A intenção é otimizar e racionalizar os gastos, bem como aumentar o controle dos instrumentos contratuais.

Auditoria – Para completar o pacote de medidas, o prefeito Luciano Cartaxo edita uma portaria para a realização de auditoria interna na folha de pagamento de pessoal dos órgãos da administração direta e indireta. “Fazendo uso deste instrumento teremos sugestões de medidas corretivas, de prevenção e orientação para garantir uma folha de pagamento correta, e identificada com a nossa política de uma administração moderna e eficiente”, concluiu o prefeito.

Legislativo – Em seu discurso, o prefeito Luciano Cartaxo ainda reforçou seu respeito pelo Poder Legislativo da Capital, assim como seu interesse em trabalhar em parceria com os vereadores pelo bem de João Pessoa. Ele ainda destacou as obras e ações promovidas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa durante os sete meses de seu governo, assim como o pacote de obras que serão implementadas a partir deste mês de agosto, com um total de investimentos que superam R$ 580 milhões.

 

Secom-JP

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Tião diz que cumpriu missão na vice-presidência da ALPB e agora quer vaga no TCE

O deputado estadual Tião Gomes (PSB) confirmou, nesta terça-feira (26), que cumpriu sua missão na…

26 de novembro de 2024

EXCLUSIVO: Em meio à disputa de poder com Cb Gilberto no PL, Bruno Roberto descarta saída de Wellington Roberto para o PP

Bruno Roberto, filho do deputado federal e presidente do PL na Paraíba, Wellington Roberto, desmentiu…

26 de novembro de 2024

Reclamações e denúncias contra a Unimed João Pessoa disparam por negativas de exames e cobranças indevidas

O número de reclamações contra a Unimed João Pessoa tem crescido significativamente nos últimos meses,…

26 de novembro de 2024

Eleito vice-presidente da ALPB, Felipe Leitão pede cautela sobre presidência em 2026

O deputado estadual Felipe Leitão (PSD) foi eleito nesta terça-feira (26) vice-presidente da Assembleia Legislativa…

26 de novembro de 2024

Adriano Galdino é reeleito presidente da ALPB para o biênio 2025-2026 por aclamação

Na sessão desta terça-feira (26), a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou a eleição da…

26 de novembro de 2024

Tovar não descarta disputa por vaga na Câmara em 2026, mas reafirma que preferência ainda é de Romero

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) admitiu, nesta terça-feira (26), a possibilidade de disputar…

26 de novembro de 2024