O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) intimou o prefeito de Aguiar, Manoel Batista Guedes Filho, a se explicar sobre a possível existência de funcionários fantasma na Prefeitura. A investigação foi iniciada após uma denúncia do SISPAI (Sindicato dos Servidores Públicos dos Municípios de Aguiar e Igaracy), que apontou possíveis irregularidades na gestão atual.
Após a análise da denúncia, o TCE constatou que alguns pontos não foram esclarecidos. Entre eles, a não implementação do piso nacional do magistério e a falta de comprovação da prestação de serviços por algumas servidoras. A servidora Creuza Severina Ribeiro, por exemplo, não teve seus serviços comprovados durante o exercício de 2023. Além disso, Francisca Xavier Leandro não apresentou comprovações de atividade entre 27 e 30 de novembro e em todo o mês de dezembro de 2023, e Maria Rita de Sousa Dantas não teve a prestação de serviços justificada de janeiro a junho de 2023.
A investigação também revelou desvios de função entre as servidoras Francisca Xavier Leandro, Marizelma Neres de Freitas e Maria do Carmo Dantas Gomes. Além disso, foram identificadas contratações de pessoal para substituir servidores efetivos e a ausência de repasses de valores descontados de mensalidades associativas à entidade sindical.
CONFIRA
Redação