O prefeito de Natal (RN), Paulinho Freire (União Brasil), veio a público nesta quinta-feira (9) para pedir desculpas por uma declaração considerada ofensiva à capital paraibana, João Pessoa. Durante a posse no início do ano, Freire afirmou que “tá bem pertinho de João Pessoa voltar a ser curral de Natal”, comentário que gerou repercussão negativa tanto na Paraíba quanto no Rio Grande do Norte.
A fala foi proferida em resposta a uma crítica do ex-senador José Agripino Maia, que comparou as duas cidades e afirmou que Natal estaria “na rabeira” de João Pessoa. A declaração do prefeito natalense foi vista como desrespeitosa, especialmente em meio ao reconhecimento nacional que João Pessoa tem alcançado nos últimos anos.
Diante da controvérsia, Paulinho Freire emitiu uma nota oficial lamentando o ocorrido. “Lamento a repercussão de um comentário – infeliz, reconheço – que nada mais foi do que a citação de uma graça entre amigos”, afirmou o gestor, destacando o bom relacionamento com o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), e seu filho, o deputado federal Mersinho Lucena (Progressistas).
Na nota, Freire classificou a situação como um mal-entendido resultante de uma “brincadeira” sobre a histórica rivalidade saudável entre as duas capitais. Ele também ressaltou o respeito e a admiração por João Pessoa, cidade que, segundo ele, tem mostrado notável desenvolvimento, especialmente no turismo e no bem-estar da população.
A repercussão da fala do prefeito gerou reações na Paraíba. Vereadores como Fábio Carneiro e Guguinha Moov Jampa criticaram o tom da declaração e cobraram uma postura de respeito entre as cidades, consideradas “co-irmãs” por muitos.
Confira a nota oficial do prefeito Paulinho Freire na íntegra:
“Lamento a repercussão de um comentário – infeliz, reconheço – que nada mais foi do que a citação de uma graça entre amigos.
A brincadeira a que me refiro, no caso, sobre a disputa saudável entre as cidades de Natal e João Pessoa que sempre fazemos, eu e meus amigos de longa data, o deputado federal Mersinho e seu pai, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena.
Enquanto cidadão natalense e prefeito de Natal, considero João Pessoa uma cidade-irmã que ao longo dos anos tem avançado no desenvolvimento que se reflete no bem-estar da população e no crescimento do turismo da capital paraibana.”
A Polícia Militar apreendeu, durante a madrugada de hoje (09), aproximadamente um quilo de drogas…
Em 2024, o bairro Castelo Branco, em João Pessoa, registrou maior valorização imobiliária, segundo o…
Um programa do Governo Federal de grande importância social, ainda está disponível para 13 cidades…
Um alerta do bombeiro Reginaldo Lopes, sobre os riscos de se esquecer o celular carregando…
A noite de ontem (08), foi marcada por enfrentamentos entre a Polícia Militar e bandidos…
Em reportagem da revista Istoé, divulgada na noite de ontem (08), a reportagem fez um…