Categorias: Política

Prefeito nomeia 250 novos guardas e defende atuação próxima do povo

PUBLICIDADE

 A cidade de João Pessoa ganhou, na manhã desta segunda-feira (3), mais 250 guardas municipais, que vão reforçar o cuidado com o patrimônio público e com a população da cidade. O grupo, aprovado em concurso, foi nomeado pelo prefeito Luciano Cartaxo durante cerimônia no auditório máster da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. Em 2013, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) garantiu a conclusão do processo classificatório com a realização da terceira etapa do concurso.

O prefeito Luciano Cartaxo deu as boas-vindas aos novos guardas e destacou a necessidade de que todos passem a agir como agentes da cidadania. “Queremos promover uma segurança pública preventiva, que nos possibilite superar o grande desafio de devolver a cidade para as pessoas. Queremos que a população se sinta segura para voltar às praças, ao Centro Histórico, à Lagoa e a todos os espaços públicos, e isso só será possível se contarmos com uma Guarda aproximada e presente no dia a dia da população”, defendeu.

De acordo com o secretário municipal da Segurança Urbana e Cidadania, Geraldo Amorim, o ato coroa todo o esforço do Município para participar ativamente do combate à violência. “O prefeito assumiu esta missão, que inclui toda a reestruturação da Guarda. Tínhamos um contingente pequeno e limitado e agora recebemos guardas preparados para lidar com conflitos, conhecedores dos Direitos Humanos e prontos para lidar com as pessoas. Este era o compromisso da gestão”, destacou.

O guarda Pierre Oliveira representou, na cerimônia, todos os nomeados. Em seu discurso, ele agradeceu ao prefeito pelo compromisso com a Guarda Municipal. “Nossa luta foi muito grande, com muito empenho e determinação. Espero que continuemos juntos, servindo com eficiência ao povo de João Pessoa. É uma grande satisfação poder compor este grupo e passar a fazer parte desta política que busca a segurança de nossa cidade. Hoje é João Pessoa que está de parabéns”, declarou.

Presenças – Para o vereador Bruno Farias, o evento foi à coroação de um compromisso do prefeito com a segurança da Capital. “A Prefeitura não tem a obrigação constitucional de atuar na segurança de forma ostensiva, mas o prefeito entende que o poder público municipal não poderia ser omisso no cuidado com as pessoas”, declarou.

Para o vereador Bosquinho, o prefeito marca sua gestão com este ato em favor da Guarda Municipal. “Ele mexe no sentimento da cidade no momento em que revigora e dá sangue novo a este que é um dos símbolos de João Pessoa. Os novos guardas, treinados e capacitados, trazem a expectativa de um novo tempo para a nossa segurança”, opinou.

O vereador Benilton Lucena destacou o efeito da nomeação para a cidade. “A população vai ter mais tranquilidade para sair de casa, para levar as crianças à escola, para passear e para poder seguir sua vida. A expectativa é de mais segurança e tranquilidade para João Pessoa”, afirmou.

Também estiveram presentes os vereadores Chico do Sindicato, Marcos Vinícius e professor Gabriel; o deputado estadual João Gonçalves; o comandante da Guarda Municipal, Marcos Marques e o capitão dos Portos da Paraíba, capitão de Fragata Valdinei Ciola.

Posse – Os 250 nos Guardas Municipais terão até a próxima sexta-feira (7) para efetuar o ato de posse. Nas próximas duas semanas, o grupo passará por cursos de especialização direcionados para o combate e prevenção ao uso de drogas e ao esquema de atuação durante o Carnaval. A expectativa é que o grupo já integre as equipes que atuam na segurança das prévias carnavalescas.

Formação – No ano passado, o prefeito Luciano Cartaxo já havia iniciado o processo para convocação dos novos Guardas Municipais. Isso aconteceu com a autorização do início da terceira etapa do concurso: o Curso de Formação. Orientados por técnicos de todo o país e seguindo grade curricular da Secretaria Nacional de Segurança, 334 alunos foram aprovados e considerados aptos para exercer a função.

Obedecendo ao número de vagas disponíveis e previstas no edital do concurso, os 250 aspirantes melhor classificados serão nomeados. Os demais ficarão na suplência, podendo ser convocados para substituir algum dos titulares ou para o suprimento de novas demandas. A lista oficial de convocados e a homologação final do resultado serão publicadas no Semanário Oficial do Município.

 

 

Secom-JP

PUBLICIDADE

Últimas notícias

2º turno: Marcelo Queiroga promete manter programas sociais e Cícero Lucena garante investir no setor cultural de João Pessoa

A disputa pela prefeitura de João Pessoa, segue acirrada. Os dois candidatos que disputam o…

17 de outubro de 2024

Cícero detona proposta de segregação de candidato do PL à PMJP e defende inclusão de autistas nas escolas da Capital 

O candidato à reeleição para a Prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em entrevista…

17 de outubro de 2024

Presidente do MDB de JP endossa neutralidade da legenda no 2º turno, em João Pessoa

Em entrevista nesta quinta-feira (17), o presidente do MDB em João Pessoa e vereador reeleito,…

17 de outubro de 2024

Enivaldo Ribeiro anuncia reunião com deputados do PP para harmonizar relação com João: “O que vale é daqui pra frente”

O presidente estadual do Progressistas (PP), Enivaldo Ribeiro, em entrevista nesta quinta-feira (17), sinalizou que…

17 de outubro de 2024

Setor imobiliário da Paraíba estima queda de 35% nas vendas com novas regras de financiamento da Caixa

A Caixa Econômica Federal anunciou mudanças no financiamento imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de…

17 de outubro de 2024

Na PB, vereador presidente de Câmara terá que devolver quase R$ 100 mil aos cofres públicos por gasto sem comprovação

Despesas administrativas não comprovadas acarretaram ao então presidente da Câmara de Vereadores de Cacimbas, José…

17 de outubro de 2024