Categorias: Política

“Prefeitos não são culpados pela propagação da Covid”, diz presidente da Famup

PUBLICIDADE

Desde o início da pandemia, em março de 2020, milhares de mortos já foram contabilizados, na Paraíba, cinco prefeitos morreram em decorrência da covid-19. De acordo com o presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho, os gestores estão na linha de frente do combate à doença e, por isso, acabam se expondo mais ao contágio, mas revela: “Prefeitos não são culpados pela propagação da Covid-19”.

Segundo George, que defende a inclusão de prefeitos entre os grupos prioritários para tomar a vacina: “Muitos podem dizer que os prefeitos são responsáveis pela disseminação do vírus, por conta do processo eleitoral. Não é verdade. Lutamos para que as eleições fossem adiadas”.

Mortes de gestores – Entre as vítimas da covid-19, está o prefeito de Pitimbu, Jorge Luiz, mais conhecido como Jorge do Povão, faleceu na noite da última quarta-feira (31), vítima da Covid-19. O gestor estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, em tratamento devido à complicações da doença desde o último domingo, dia 28. O estado de saúde se agravou e ele acabou não resistindo. A prefeita de Coremas, Francisca das Chagas (PDT), de 62 anos, que morreu na quinta-feira (23/03), após 16 dias internada; o prefeito de Ingá, Manoel da Lenha (PSD), de 64 anos, que morreu ainda no início da pandemia, no dia 16 de julho do ano passado; Zenóbio Toscano, prefeito de Guarabira, também no ano passado; e o ex-prefeito de Patos, Ivanes Lacerda (Republicanos), de 66 anos, que morreu no último dia 25 de janeiro. Ele contraiu a doença nos últimos dias de seu mandato, no fim do ano passado.

Ainda de acordo com o presidente da Famup, George Coelho, cerca de dez prefeitos paraibanos já contraíram a doença, alguns ficaram em estado grave e chegaram a ser internados. No entanto, o número pode ser ainda maior, já que a Federação não tem conhecimento dos prefeitos que estão atualmente com a covid-19.

“Os prefeitos estão na linha de frente da defesa do combate à covid-19 nas suas cidades, in loco, vendo o problema de perto. Esses números são só para se ter uma ideia do que está acontecendo”, disse. Entre os prefeitos que já foram contaminados pela covid-19 desde o início da pandemia estão o de Guarabira, Marcus Diogo (PSDB); Doutor Lauri (PSDB), de Brejo dos Santos; Lúcio Flávio (Cidadania); de Itabaiana; Nivaldo (Cidadania), do município de Umbuzeiro; e Kayser Rocha (DEM), de Solânea. Além disso, foram diagnosticados com o vírus os prefeitos Nilson Lacerda (PSDB), prefeito de Conceição, que chegou a ser internado em decorrência da doença em julho de 2020, e Geraldo Moura (Progressistas), prefeito de Soledade, que também chegou a ficar 22 dias internado, no meio do ano passado.
Veja a relação de mais políticos mortos pela covid-19 na Paraíba:
• Antônio Martins (sem partido), ex-prefeito de Imaculada: morreu no dia 25 de dezembro; estava internado em Patos.
• Dinaldo Wanderley (MDB), ex-deputado estadual e ex-prefeito de Patos: morria no dia 24 de maio de 2020, em João Pessoa.
• Eurídice Moreira da Silva (sem partido)– Dona Dida –, exprefeita de Itabaiana e ex-deputada estadual: morreu em 1º de julho de 2020.
• Fábio Fernandes (PSDB), ex-prefeito de Mamanguape: morreu no dia 28 de dezembro, em João Pessoa.
• Francisca Santa Nóbrega Oliveira (sem partido), ex-prefeita de Vieirópolis: morreu no dia 25 de novembro; foi notificada com a doença no dia 5 do mesmo mês.
• Geraldo Paulino Terto (sem partido), ex-prefeito de Cacimbas: morreu no dia 12 de dezembro, vítima de complicações da covid-19, em Campina Grande.
• João Bosco dos Santos (Podemos) – Bosco Soldado –, vereador de Bonito de Santa Fé: morreu, vítima de covid-19 no dia 3 de novembro.
• João Henrique (PSDB), deputado estadual: morreu no dia 12 de janeiro; estava internado desde de 7 de dezembro, em São Paulo.
• José Medeiros Dantas (sem partido) – Zezinho Preá –, exprefeito de Cubati: morreu acometido pela covid-19 no dia 29 de maio do ano passado.
• Lúcia Braga (PSD), ex-deputada federal e estadual: morria no dia 8 de maio, nove dias antes do marido, Wilson Braga.
• Manoel Batista Chaves Filho (PSD)– Manoel da Lenha –, prefeito de Ingá: morreu em 16 de julho de 2020, depois de onze dias internado em Campina Grande.
• Nivaldo Manoel (Progressistas), ex-deputado estadual e exvereador de João Pessoa: morreu no dia 16 de julho, na capital paraibana.
• Orlando Inácio dos Santos (sem partido) – Calango –, exvereador de Santa Rita: morreu no dia 1º de maio do ano passado.
• Pinto do Acordeon (PSDB), ex-vereador de João Pessoa: morreu no dia 21 de julho do ano passado e teve confirmada a contaminação pela covid-19 depois de sua morte.
• Terluiz Baracuhy Cruz (sem partido) – Seu Bebé –, ex-prefeito de Tacima: morreu no dia 6 de julho devido a complicações decorrentes da covid-19.
• Wilson Braga (PSD), ex-governador da Paraíba: morreu no dia 17 de maio de 2020, em João Pessoa, depois de 16 dias internado.
• Zenóbio Toscano (PSDB), prefeito de Guarabira e ex-deputado estadual: morreu no dia 14 de junho do ano passado pela covid-19.
• José Maranhão, senador e ex-governador da Paraíba;

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

“Momento é de gratidão”, diz Cícero Lucena durante peregrinação da Romaria da Penha neste sábado

A Romaria da Penha confirmou, mais uma vez, uma tradição que atravessa gerações, reunindo milhares…

24 de novembro de 2024

Conselheira tutelar vítima de tentativa de feminicídio em Bayeux segue em estado grave no Hospital de Trauma de João Pessoa

Vítima de tentativa de feminicídio, a conselheira tutelar conhecida como Professora Rejane segue internada no…

24 de novembro de 2024

CBF define duelos de Botafogo-PB e Treze na fase preliminar da Copa do Nordeste

Na última sexta-feira (22), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a lista de confrontos…

24 de novembro de 2024

Efraim Filho cobra mobilização da bancada paraibana contra a suspensão do abastecimento de água

Para o senador, decisão do STF sobre orçamento só prejudica. "Água é vida! É inadmissível…

24 de novembro de 2024

Sargento Neto deixa secretaria na PMCG e volta a integrar bancada de oposição na ALPB

O deputado estadual (licenciado) Sargento Neto (PL) deixou o cargo de secretário de Serviços Urbanos…

24 de novembro de 2024

Delegado da Polícia Federal Derly Brasileiro toma posse na Academia Paraibana de Direito

O Delegado de Polícia Federal (PF) Derly Pereira Brasileiro, em conjunto com demais membros, tomará…

24 de novembro de 2024