Presidente da Fiep afirma que a Paraíba avança economicamente a passos largos
“A Paraíba está se recuperando economicamente a passos largos”. Foi o que afirmou o presidente da Federação da Indústria do Estado da Paraíba (FIEP-PB), Buega Gadelha, ao comentar os 30 mil novos empregos gerados na Paraíba em 2009, se comparado a 2008. Os dados foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego nesta quinta-feira (5.08).
Para Buega Gadelha, o governo de José Maranhão, que concorre à reeleição pela Coligação ‘Paraíba Unida’, retomou o crescimento e o desenvolvimento do Estado. “Está provado que o desenvolvimento é uma questão de gestão, a nossa expectativa é de que a Paraíba retome seu lugar na economia nordestina”, disse.
Segundo o presidente da FIEP-PB, a gestão de Zé Maranhão está conseguindo reverter os indicadores negativos dos últimos seis anos. “O atual governo está retomando a verdadeira destinação da Paraíba que é a de lugar de desenvolvimento e do progresso”, afirmou Buega.
Ele disse ainda que a expectativa é aumentar o número de postos de trabalho na indústria a partir dos novos protocolos assinado pelo Governo do Estado e empresários. “O fortalecimento da indústria local vai gerar emprego e divisas econômicas para o nosso Estado”, analisou o empresário.
No início deste ano, o governo assinou Protocolo de Intenções para implantação de 26 novos empreendimentos que deveram estar totalmente instalados na Paraíba até o final de 2011. Os investimentos somam R$ 2.596.215.000,00, que vão gerar 6.199 empregos para a população dos municípios de João Pessoa, Itabaiana, Caaporã, Coremas, Pedras de Fogo, Araruna, Patos, Esperança, Campina Grande, Santa Rita, Grande João Pessoa, Catolé do Rocha, Mamanguape e Cajazeiras.
Em 2009, Maranhão assinou protocolo de intenções viabilizando a implantação de 20 empresas, que estão ainda em fase de implantação e quando instaladas vão gerar 1.996 empregos, em um total de R$ 219.995.877,00 de investimentos, beneficiando a população dos municípios de Campina Grande, João Pessoa, Santa Rita, Mamanguape, Alhandra, Bayeux e Pedras de Fogo.
Ainda de acordo com Buega Gadelha, o Governo do Estado está atuando em parceria com a FIEP, Sesi, Senai e Sebrae na capacitação da mão de obra local. “Para nós é muito importante que o governo partilhe a formação do trabalhador paraibano, qualificando e apurando a mão de obra do nosso Estado”, finalizou.
Para o futuro, Zé Maranhão tem projetos para fomentar e apoiar a interface entre as grandes empresas estabelecidas ou atraídas para a Paraíba com as médias e pequenas empresas. A implantação de novos distritos Industriais e expansão do Distrito Industrial de Campina Grande e a recuperação dos Distritos Industriais existentes também estão no programa de governo do peemedebista.
Maranhão pretende ainda ampliar o Sistema Estadual do micro crédito articulado com os programas de qualificação, capacitação e formação profissional. Aliado a isso, tem como meta criar o chamado Programa Estadual de Economias Solidárias e Política de Estímulo ao Empreendedorismo com segmentos focado para juventude, mulheres e pessoas com deficiências.
Ascom
O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), comentou com entusiasmo a confiança demonstrada pelo governador…
O secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, respondeu às críticas feitas pelo ex-deputado federal…
Emendas suspensas. A cidade de Monte Horebe, localizada no Sertão da Paraíba, destaca-se como o…
A fiscalização da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa notificou,…
O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) se pronunciou, nesta quarta-feira (15), sobre a disputa interna…
É falso que o Ministério da Fazenda esteja criando uma “taxa ambiental” para carros com…