De forma ordeira e pacífica, e com apoio, inclusive de motoristas e transeuntes, a Avevap (Associação dos Vereadores do Vale do Piancó) promoveu, recentemente, uma grande manifestação na BR-361, à altura do triângulo de acesso à cidade de Olho D’Água – que foi fechado, ao tráfego, por cerca de três horas -, para cobrar do Governo do Estado mais atenção e respeito a inúmeras reivindicações de origem na própria população, que reclama, com apoio da classe política local, a implantação de uma unidade do IML, de um campus da UEPB e o pleno funcionamento do Hospital Regional de Piancó.
Segundo o presidente da entidade municipalista, Jacklino Porcino (presidente da Câmara de Vereadores de Itaporanga), todas essas demandas, dentre outras, são de total interesse de uma população estimada em cerca de 200 mil habitantes, que se concentra em todos os municípios que compõem o Vale do Piancó, e que requer urgência no atendimento de todas elas.
Durante o protesto, e a cada 15 minutos (quando se íam liberando a passagem dos veículos (ambulâncias e carros de particulares, portando pessoas doentes, tiveram trânsito-livre), os vereadores faziam entrega de panfleto informativo explicando o verdadeiro motivo do movimento. Vereadores de Patos, além de entidades de classe, maçonaria, estudantes e professores, também participaram do protesto.
Ainda segundo Jackilino Porcino, motoristas, motoqueiros e passageiros não tiveram qualquer dificuldade de compreender o sentido da manifestação, e chegaram a expressar total e irrestrito apoio à luta dos vereadores, considerando-a absolutamente pertinente e necessária. “Não vamos ficar apenas nesta manifestação; só cessaremos nossa luta depois que o Governo do Estado, efetivamente, e não com promessas vazias, atender todas as nossas reivindicações, que são a expressão, séria e coerente, do povo da nossa região”, avisou Porcino.
Os vereadores, todos eles, estão decididos, inclusive, a irem ao próprio governador Ricardo Coutinho (PSB), na cidade de Itaporanga e sexta-feira próxima (03), onde será realizada mais uma plenária do Orçamento Democrático (OD), para reforço nos encaminhamentos, a que eles estão solicitando apoio político de todos os deputados e senadores que estiveram presentes, nesta quarta-feira, na abertura do ‘Poeirão’ de Itaporanga.
A manifestação – que teve apoio da Polícia Militar – construiu documento que será entre ao governador do Estado, em Itaporanga, e que vai assinado por todos os vereadores presentes ao movimento – cerca de 130.
Redação com Assessoria