Mal terminou uma eleição e os partidos políticos já miram estratégias para um novo pleito. 2024 já está às portas e neste ano a missão para muitos presidentes de legendas é a de filiar novas lideranças visando às eleições para prefeitos e vereadores, nos 223 municípios paraibanos. Lideranças partidárias ouvidas pelo portal entendem que uma preocupação é quanto a probabilidade de índice de renovação nas Prefeituras e Câmaras Municipais, nos 223 municípios paraibanos.
Neste âmbito, o senador e presidente estadual do MDB, Veneziano Vital do Rêgo, revela que tem nas últimas semanas, visitado cidades no interior do estado, no sentido de fortalecer as bases da legenda. Uma das mais recentes filiações aos quadros do MDB, foi do prefeito de Lagradouro Marinaldo Cruz, que deixou o PSDB para ingressar no partido. Dias antes, Veneziano abonou as fichas de filiação dos prefeitos Elias Costa, de Jacaraú e Samuel Carnaúba, prefeito de Curral Velho, que deixaram o PDT e Avante, respectivamente. Todos esses devem estão em primeiro mandato e devem disputar a reeleição. “Formar nossas chapas proporcionais, quando puder, disputar as prefeituras. Nós estamos convidando nomes e fortalecemos o partido. Não vamos levar o MDB a insucesso. Quando houver chances, vamos disputar”, disse Veneziano.
Também focado em novas adesões, está o deputado federal e presidente estadual do PSB, Gervásio Maia, que tem como maior liderança o atual governador João Azevêdo. Segundo Maia, o gestor com suas entregas de obras e visitas aos municípios, tem se aproximado dos gestores e criado a abertura para novas filiações.
Outra sigla que tem se articulado é o PP, de Aguinaldo Ribeiro, porém de forma mais discreta. Nesta semana Aguinaldoque também é deputado federal, tratou de desmentir a possibilidade de saída do prefeito da capital, Cícero Lucena, o mais importante no cenário. Cícero deve concorrer à reeleição. “Eu tenho conversado muito e tem muita gente criando para tentar ter fato, mas não vai ter não”, a afirmou Aguinaldo. Outros prefeitos de grande porte do PP são José Aldemir de Cajazeiras e Enerson Panta de Santa Rita. No mês passado o presidente municipal do PDT em João Pessoa, vereador Junio Leandro (PDT), oficializou o convite a Cícero, para a filiação do gestor ao partido.
Já o Partido dos Trabalhadores, legenda essa do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deve se tornar bastante atrativo para novos filiados. Consultado sobre o presidente estadual da legenda, Jackson Macedo, disse: “Estamos no processo de filiação, mas não apontamos para nenhuma pretensão de quantidade. Nós temos um filtro e critério. O PT acompanha com bastante cuidado. Se eu quisesse abrir o PT, a gente teria muito prefeito querendo entrar na legenda, porque quem não quer estar no partido do presidente?”, questionou Jackson.
Da Redação