Presidentes do Brasil e da China assinam 37 acordos bilaterais

PUBLICIDADE

Em meio à visita de Estado do presidente da China, Xi Jinping, ao Brasil, ontem, quarta-feira (20/11), os governos dos dois países assinaram 37 novos acordos bilaterais. O líder chinês foi recebido com honras militares pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Janja da Silva, no Palácio da Alvorada, residência oficial. Eles se reuniram a portas fechadas com a participação de diversos ministros de cada lado.

Segundo a Presidência da República, os atos assinados abrangem as áreas de agricultura, comércio, investimentos, infraestrutura, indústria, energia, mineração, finanças, ciência e tecnologia, comunicações, desenvolvimentos sustentável, turismo, esportes, saúde, educação e cultura.

O presidente da China, Xi Jinping, que faz visita de Estado ao Brasil nesta quarta-feira (20), afirmou que a relação entre os dois países vive o seu melhor momento na história. O líder chinês foi recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Palácio da Alvorada, residência oficial. Ambos assinaram 37 novos acordos bilaterais.

A China é o país com a segunda maior economia do planeta e principal parceiro do Brasil desde 2009, responsável por mais da metade do superávit comercial anual do país.

Xi Jinping também destacou como exemplo o fato de Brasil e China serem os dois maiores países em desenvolvimento de duas regiões e ocuparem um lugar de protagonismo das aspirações dos países do chamado Sul Global – termo geopolítico que designa nações pobres ou em situações socioeconômicas similares, especialmente da América Latina, África e Ásia.  

Agenda em Brasília ocorre na sequência da participação do líder chinês na Cúpula do G20, realizada no Rio de Janeiro, encerrada esta semana.

Além disso, é uma retribuição da visita de Lula à China em abril de 2023 e ocorre em celebração aos 50 anos das relações diplomáticas entre os dois países, completados este ano.

Tanto Lula quanto Xi Jinping abordaram a situação de guerras que vem ocorrendo pelo mundo e defenderam soluções políticas para o fim dos conflitos. 

Redação com Agência Brasil

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mais uma vez, Câmara Municipal de Campina Grande tem semana improdutiva 

Mais uma vez não houve sessão ordinária na Câmara Municipal de Campina Grande, na última…

1 de dezembro de 2024

Hugo Motta se torna candidato único à presidência da Câmara com apoio de 17 partidos

A eleição para a presidência da Câmara dos Deputados já está praticamente definida. O paraibano…

1 de dezembro de 2024

Taxa de desemprego atinge menor patamar desde 2012; releva IBGE

A taxa de desocupação no país, também conhecida como taxa de desemprego, ficou em 6,2%…

1 de dezembro de 2024

Incêndio atinge Hospital de Trauma de João Pessoa; pacientes são transferidos para outras unidades de saúde; VEJA VÍDEOS

Um incêndio de pequenas proporções atingiu um setor do Hospital de Trauma de João Pessoa…

1 de dezembro de 2024

Cícero  afirma que a PMPJP tem compromisso com o futuro, em participação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, participou, neste domingo (1), do encerramento da 21ª…

1 de dezembro de 2024

Polícia Militar apreende cerca de 100 quilos de drogas e prende casal em João Pessoa

A Polícia Militar apreendeu aproximadamente 100 quilos de drogas na noite deste sábado (30), em…

1 de dezembro de 2024