Publicamos, abaixo, mensagem enviada por e-mail pelo Procurador-Geral do Estado, advogado José Edísio Simões Souto (na foto ao lado), explicando detalhes acerca de um incidente ocorrido entre ele e um militar do Exército Nacional Brasileiro, durante a celebração de uma missa na capela do quartel do 1º Grupamento de Engenharia, em João Pessoa.
Segue-se o texto, na íntegra:
– Amigo, gostaria que você esclarecesse a matéria que trata de um incidente havido comigo há anos atrás, quando fui à missa em dia de domingo, na capela do Grupamento. Era época de eleição e no meu carro particular havia um adesivo de um candidato.
– Na entrada, um soldado não permitiu o meu acesso, entendendo que, por ter um adesivo, eu estaria fazendo propaganda eleitoral, o que não era permitido no quartel. Ponderei, sem êxito, tendo que sair.
– Procurei o Dr. José Mário Porto Jr., à época Presidente da Ordem, que ligou para o então comandante do Grupamento, não me recordo o seu nome, que prontamente concordou com os argumentos do Dr. José Mário, tanto que, no outro domingo, voltei ao Grupamento, no mesmo carro, adesivado, sem nenhum problema.
– Assim, não é nada novo, acho que foi em 2008 ou 2006, não tenho certeza, e não chegou a haver um conflito da Ordem dos Advogados do Brasil (seccional Paraíba) com o Exército, pois uma simples conversa entre os dois dirigentes resolveu o problema.
No mais, um abraço: José Edísio Souto.
Mais dez dias de prazo
O presidente da OAB-PB, Odon Bezerra, me disse nesta sexta-feira, que ele vai impetrar um pedido oficial ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Luiz Sílvio Ramalho Júnior, solicitando o elastecimento de mais dez dias em cada prazo judicial a ser decorrido nos diversos autos que ficaram parados, sem nenhum tipo de despacho ou movimentação cartorial, durante os dias em que durou a greve dos serventuários do TJ.
Elastecendo o calendário
Odon quer que os prazos sejam dilatados em função do acúmulo de serviço verificado não só junto aos despachantes das diversas varas de Família, Cíveis, Criminais, da Fazenda, etc, mas também nos próprios escritórios dos advogados que atuam junto aos fóruns das demais comarcas do Estado, além da Capital.
Reduzindo custas em 50%
Ele me disse que a Comissão Especial de Custas Processuais da Ordem continua estudando uma fórmula capaz de diminuir a cobrança de taxas, emolumentos e outras custas judiciais, aqui na Paraíba, consideradas as mais altas do Brasil. A proposta inicial feita pela OAB é para o TJ conceder uma redução linear geral de 50%, em toda a tabela cartorária.
Maiores taxas do Brasil
Como exemplo, Odon cita uma ação recentemente impetrada por ele junto ao TJ-PB, que teve custos cartoriais de R$ 1.800,00, quando outra ação de igual teor foi ajuizada na comarca de São Paulo (Capital) por apenas R$ 130,00. O interessado – neste caso específico – era um cliente paulista cuja empresa tem negócios em nível nacional, representado pelo escritório dele aqui no Estado.
Guia de rádio estilo povão
Está praticamente acertada a contratação do radialista e apresentador de TV Samuka Duarte, para trabalhar como locutor oficial do guia de rádio a ser veiculado no Horário Gratuito do TRE pela coligação “Paraíba Unida”, encabeçada pelo governador José Maranhão (PMDB), candidato a reeleição.
Novo personagem “Jeca Tatu”
Samuka vai ser uma espécie de Tony Show do próximo pleito, numa clara referência ao papel desempenhado pelo seu colega comunicador durante a campanha do presidenciável José Serra (PSDB), em 2002, quando ele gravou os programetes veiculados pelos tucanos em nível regional (exibidos no ar apenas nos nove Estados nordestinos).
Palavreado matuto-sertanejo
A idéia é mostrar um linguajar no estilo bem popular, cheio de gírias locais, que seja simpático aos delicados ouvidos dos eleitores paraibanos. É aí onde Samuka entrará com sua especialidade, pronunciando no ar algumas palavras bem rasteiras pertencentes ao vocabulário do interior, como:
– Tu tá cá cebola, menino!!!
– É um infeliz das costas ôca!!!
– Hoje eu tô com a mulinga!!!
– O crack é a rapadura do cão!!!
– Tem mulé solteira de mói, por aí!!!
– O papafigo da moto preta vai te pegar!!!
– Tenha cuidado com o Boi Tungão!!!
A coleção de pérolas não pára de crescer e por aí vai…
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) recomendou ao prefeito de Boqueirão, Marcos Freitas, a exoneração…
O prefeito Cícero Lucena Filho (Progressistas), de João Pessoa, visitou ontem a noite (14), a…
O prefeito Bruno Cunha Lima assinou ontem (14), mais nomeações para sua gestão, desta vez…
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), confirmou nesta terça-feira (14) que Luís Ferreira…
Uma família viveu momentos de terror na noite desta terça-feira (14) na cidade de Lagoa…
Os Correios vão fechar 38 unidades das agências conhecidas como CEM (Correios Empresa). uma dessas…