A Paraíba o tempo todo  |

Projeto de lei na ALPB propõe multa a quem fabricar ou comercializar armas de gel no estado

Foto: Reprodução da Polícia Civil

O deputado estadual Wallber Virgolino (PL) apresentou um projeto de lei para proibir a fabricação, distribuição, comercialização e uso das armas de gel, conhecidas como gel blasters, no estado da Paraíba. O projeto, protocolado na quarta-feira (11), ainda será submetido à votação na Assembleia Legislativa.

Caso a proposta seja aprovada, quem fabricar ou comercializar as armas de gel estará sujeito a uma multa de R$ 5 mil, que pode ser dobrada em casos de reincidência. Além disso, o texto prevê a apreensão imediata das armas e seus acessórios.

De acordo com o autor da proposta, a proibição tem como objetivo evitar confusões com armas reais, prevenir acidentes e lesões decorrentes do uso desses dispositivos e minimizar o impacto ambiental causado pelo descarte inadequado dos materiais plásticos utilizados nas gel blasters.

“Rolezinhos” com armas de gel preocupam autoridades

O uso das armas de gel tem ganhado popularidade em João Pessoa, com “rolezinhos” sendo organizados e compartilhados em redes sociais. A Guarda Civil Municipal já alertou para os riscos associados à prática, destacando a possibilidade de acidentes graves, especialmente com traumas oculares.

Proibição em outros estados

A Paraíba não é a única localidade onde a regulamentação dessas armas está em pauta. Em Pernambuco, os municípios de Olinda e Paulista já sancionaram leis semelhantes. Em Paulista, foi proibida a fabricação, distribuição e comercialização das armas de gel. Já em Olinda, a vedação se aplica tanto ao uso quanto à comercialização.

Dados da Fundação Altino Ventura (FAV), divulgados pela Folha de Pernambuco, mostram que entre 30 de novembro e 11 de dezembro foram registrados 64 casos de traumas oculares causados pelo uso dessas armas, reforçando a urgência de medidas preventivas.

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe