Categorias: Política

Projeto de Romero garante a divulgação de medicamentos de uso contínuo na Internet

PUBLICIDADE

O deputado federal Romero Rodrigues (PSDB/PB) apresentou projeto de lei na Câmara dos Deputados que visa estabelecer a obrigatoriedade da divulgação em portal específico e em todos os núcleos regionais de saúde no Brasil, sobretudo nos Centros Especializados de Distribuição de Medicamentos Excepcionais, os conhecidos CEDMEX, que distribuem medicamentos de uso contínuo, das seguintes informações: relação dos medicamentos existentes, relação dos medicamentos faltosos e previsão de recebimento.

 

Dessa maneira cada CEDMEX terá, obrigatoriamente, de disponibilizar em seu site oficial a relação dos medicamentos disponíveis e dos faltosos e a previsão de recebimento. Além disso, o site deverá ter um espaço que permita ao usuário desse tipo de medicamento se comunicar com os Centros de Distribuição de todos os entes federados.

 

Esse projeto tem como objetivo diminuir as distâncias e facilitar a acessibilidade a informações para os que precisam de medicamentos de uso contínuo, medicamentos, na maioria das vezes, imprescindíveis para a manutenção da vida. Falo de casos de pessoas transplantadas, de pessoas que têm algum tipo de doença degenerativa crônica ou mesmo síndromes dos mais variados tipos. Muitas vezes, para obter os medicamentos de que precisam, as pessoas fazem inúmeras viagens perdidas aos centros de distribuição.

 

Desatacou que “a divulgação da disponibilidade dos medicamentos por meio do portal vai facilitar a vida do usuário, porque ele poderá, antes de sair para ir a um centro de distribuição, fazer a consulta da sua própria casa, da casa de um vizinho, de uma escola pública ou, enfim, de uma lan house”.

 

Disse que, além de facilitar a vida das pessoas que tomam medicamento de uso contínuo, essa iniciativa permitirá ao Ministério Público Estadual ou mesmo Federal fazer todo o acompanhamento da aplicação correta dos recursos. Às vezes, os recursos são disponibilizados e, por alguma razão, esses núcleos de saúde não fazem a aquisição dos medicamentos, levando milhares de pessoas a óbito no Brasil por conta da falta desses medicamentos excepcionais de uso contínuo.

 

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Westin Porto de Galinhas: PB Agora conhece de perto o refúgio do bem-estar e vida saudável no paraíso tropical nordestino

Bem estar, saúde e harmonia com a natureza. Fugir do comum e viver o extraordinário.…

27 de novembro de 2024

Após perda de dois deputados, oposição articula reunião com Efraim e Veneziano para conter debandada no bloco na ALPB

O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado George Morais (União Brasil),…

27 de novembro de 2024

Quase 20 partidos ratificam apoio a candidatura de Hugo Motta à presidência da Câmara; veja desafios e pautas “bombas”

Candidato oficial de Arthur Lira (PP-AL) na disputa pela sucessão da presidência da Câmara, o…

27 de novembro de 2024

Jhony Bezerra diz ser contra escala 12×36 para Enfermagem e anuncia que buscará consenso com profissionais

O futuro diretor-superintendente da PB Saúde revelou ser contra a implantação da escala 12 por…

27 de novembro de 2024

Emerson Panta é cotado para assumir secretaria de Saúde de Santa Rita a partir de 2025

Em entrevista nesta quarta-feira (27), a deputada estadual Jane Panta (PL), que também é a…

27 de novembro de 2024

Presidente da ALPB revela que transita bem com todas as correntes políticas da PB e lembra boa relação com Cássio

Horas depois de ser reeleito ontem (26), por antecipação e unanimidade, o presidente da Assembleia…

27 de novembro de 2024