Você acha correto que um campinense que mora em rua sem saneamento básico ou sem iluminação pública adequada, que são problemas comuns na cidade, pague o mesmo IPTU que um outro cidadão, cuja rua é servida de todos estes serviços? Provavelmente, sua resposta é “não”. E é assim que pensa também o vereador Olimpio Oliveira.
Por isso, o parlamentar apresentou na Câmara Municipal de Campina Grande um projeto de lei que pretende instituir na cidade o chamado “IPTU Justo”. Em síntese, a ideia é conceder uma redução cumulativa de 5% no pagamento do imposto para cada melhoramento urbano previsto em lei que não exista de fato na rua onde o imóvel está localizado.
Estes melhoramentos, conforme o próprio Código Tributário Municipal, são os seguintes: meio-fio ou calçamento, com canalização das águas pluviais; abastecimento de água; sistema de esgotamento sanitário; rede de iluminação pública; escola ou posto de saúde a distância máxima de 3km do imóvel.
“Não é justo que o cidadão que resida numa rua desprovida de infraestrutura pague o mesmo IPTU que aquele que reside numa rua com os serviços adequados” pontuou o vereador, que lembrou que muitas vezes uma mesma rua tem realidades diferentes. “As pessoas moram numa mesma rua, pagando o mesmo IPTU e, no entanto, apenas uma parte da via é pavimentada, por exemplo”, lembrou Olimpio.
Além de tornar o IPTU mais justo para o cidadão, o vereador também acredita que a cobrança com redução de acordo com a ausência de melhoramentos ainda teria duas vantagens: estimular o próprio poder público a ser mais eficiente na ampliação dos serviços oferecidos à população e, por outro lado, ajudar a diminuir a inadimplência em relação ao tributo.
Assessoria de comunicação
Dando seguimento a assistência, a Prefeitura de João Pessoa conta com três pontos móveis para…
Conhecida como Professora Rejane, uma conselheira tutelar foi alvo de um ataque a tiros na…
Prefeitos de várias regiões da Paraíba tem utilizado suas redes sociais para agradecer ao Senador…
Uma das famílias das vítimas do pediatra Fernando Paredes Cunha Lima, acusado de abusar sexualmente…
Foram divulgados nesta sexta-feira (22) os locais de prova onde os candidatos deverão fazer o…
A Paraíba registrou uma taxa de desocupação de 7,8% no 3º trimestre de 2024, de…