Categorias: Política

Proposta de Efraim Filho sobre desoneração da folha é aprovada na CCJ e segue para o Senado

PUBLICIDADE

A voz da Paraíba é destaque em grandes temas nacionais e traz para pauta do Congresso a medida que afeta diretamente a economia do país por meio da geração de empregos e redução de impostos

Foi aprovado hoje (17), na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), o Projeto de Lei nº 2.541/21 que prorroga a desoneração da folha de pagamento. Com autoria do líder do Democratas na Câmara, Efraim Filho (DEM-PB), o projeto defende um dos maiores desafios do Brasil, que é preservar empregos e gerar novas oportunidades à população, principalmente no período de retomada que se segue à crise causada pela pandemia da Covid-19. “É um projeto de ganha, ganha. Apoiado pela classe trabalhadora, as centrais sindicais, os representantes do setor produtivo e por partidos da oposição, do centro e direita. Todos agindo em conjunto mostrando que boas propostas podem ser discutidas no Brasil”, relatou o deputado.

Na semana anterior, o governo havia anunciado interesse na prorrogação da medida por mais dois anos, diferentemente do texto original que valida o benefício fiscal até o final de 2026. Alterado o texto com parecer positivo do relator, deputado Marcelo Freitas (PSL-MG), o projeto foi votado e aprovado por unanimidade dos presentes. “Não existe nenhum programa social mais relevante do que o emprego”, comenta o relator. O tema está sendo destaque na mídia nacional, visto que a medida é considerada fundamental para a recuperação econômica do país, pois reduz os encargos cobrados dos 17 setores da economia que mais geram empregos. Empresas de comunicação, tecnologia da informação, transporte coletivo urbano rodoviário e metroviário, construção civil e têxtil, entre outros, são alguns dos segmentos que se beneficiam com a medida.

A desoneração da folha está em vigor desde 2011 e, pelas regras atuais, está prevista para acabar no fim deste ano. Durante a votação, o deputado Efraim Filho destacou sobre a importância do projeto que vai refletir diretamente na segurança jurídica das empresas para que possam abrir novas filiais e gerar mais empregos. “Se estima em 300 mil postos de trabalho que podem ser abertos com a aprovação dessa proposta. São muitos pais e mães de família que ainda estão na fila do desemprego, portanto gerar novas oportunidades deve ser prioridade do país, do parlamento e do governo como um todo”.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desocupação chegou a 14,1% no 2º trimestre deste ano, o que equivale a 14,4 milhões de brasileiros desempregados no país. Entre os setores de atividades profissionais, a pesquisa do IBGE apontou a construção, um dos segmentos que se beneficiam com a desoneração, sendo o setor que mais se destacou na geração de empregos em um ano, contratando cerca de um milhão de novos trabalhadores. O que mostra a importância da continuidade da medida para viabilizar cada vez mais o crescimento desses índices. Efraim idealiza uma reforma ainda mais ampla, visando futuramente extinguir esse tipo de imposto do Brasil, segundo ele “cobrar imposto sobre geração de emprego é algo contraproducente”.

Tramitação do Projeto

A proposta segue agora para análise no Senado Federal. O projeto tramita em caráter conclusivo nas comissões, não devendo portanto ser levado para votação no Plenário. Em setembro foi analisada e teve aprovação do parecer do relator, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), na comissão de Finanças e Tributação, pela adequação financeira e orçamentária.

Desde então a proposta permanecia na CCJ aguardando deliberação. Aprovada hoje, agora o projeto de lei será analisado no Senado e, se aprovado sem qualquer alteração no texto, seguirá para sanção presidencial.

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa lidera destinos turísticos para 2025: momento é de acolher e não de afastar visitantes

A empresa de viagens online Booking divulgou esta semana sua previsão para o turismo mundial…

23 de novembro de 2024

Lucas Ribeiro inaugura Aeroclube Governador José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou neste sábado (23) da inauguração do novo Aeroclube…

23 de novembro de 2024

Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da Paraíba sobre continuidade de carros-pipa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…

23 de novembro de 2024

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…

23 de novembro de 2024

Polícia Militar já apreendeu mais de 150 armas de fogo em Cabedelo em 2024

A Polícia Militar apreendeu mais uma arma de fogo na região de Cabedelo, na grande…

23 de novembro de 2024

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

A partir deste domingo (24), os Jogos da Juventude João Pessoa 2024 iniciam uma nova…

23 de novembro de 2024