O PSD se destacou nas eleições municipais de 2024, surgindo como o partido que mais elegeu prefeitos no segundo turno realizado neste domingo (27). Com um total de nove prefeituras conquistadas, o partido de Gilberto Kassab consolidou sua liderança entre as lendas que mais conquistaram cadeiras do Executivo. O MDB e o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, seguem na disputa com seis prefeitos
Na Paraíba, o PSD teve um desempenho considerável, elegendo 11 prefeitos em várias cidades, reforçando sua influência no estado no primeiro turno. Entre as cidades que serão governadas pelo partido a partir de 2025, estão:
1. **Alcantil** – Cícero do Carmo (PSD)
2. **Barra de São Miguel** – João Paulo França (PSD)
3. **Boqueirão** – Marcos Freitas (PSD)
4. **Duas Estradas** – Myllena Nayara (PSD)
5. **Imaculada** – Aldo Lustosa (Dada) (PSD)
6. **Jacaraú** – Márcio Aurélio (PSD)
7. **Marcação** – Ellys Oliveira (Ninha) (PSD)
8. **Montadas** – Romero Martins (PSD)
9. **Pilar** – Patricia Farias (PSD)
10. **São Domingos do Cariri** – Onildo Lindberg Ananias da Silva (PSD)
11. **Zabelê** – Jorsâmara Bezerra (Jorsâmara de Zé Inaldo) (PSD)
O segundo turno ocorreu em 51 municípios que possuem mais de 200 mil eleitores e onde nenhum candidato alcançou a maioria absoluta no primeiro turno. Um exemplo notável é Jundiaí (SP), onde o candidato Gustavo Martinelli (União Brasil) venceu, mas sua candidatura está sob análise do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não sendo contabilizada até o momento.
Apesar de o MDB ter se destacado nas capitais, vencendo em cidades como Belém (PA), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP), o PSD, junto com outras legendas como o PP, União e Podemos, também registrou duas vitórias em disputas importantes.
Com a conclusão das eleições, o PSD confirma sua força no cenário político nacional. No primeiro turno, já havia liderado a lista de prefeitos eleitos, totalizando 878. Com as vitórias do segundo turno, o partido chegou a impressionantes 887 prefeituras no total. O MDB ficou em segundo lugar com 855, enquanto o PP somou 747. O União Brasil e o PL conquistaram 583 e 516 prefeituras, respectivamente, e o PT encerrou as eleições com 252 prefeituras.
Agora o PSD prepara o o terreno para os desafios futuros e para a construção de uma gestão que atenda às demandas da população.
Redação