Categorias: Política

PSDB elege Geraldo Alckmin presidente nacional do partido

PUBLICIDADE

Governador de São Paulo foi eleito durante convenção nacional em Brasília. Governador de Goiás, Marconi Perillo, será o primeiro vice-presidente; deputado Ricardo Tripoli, o segundo vice.

O PSDB elegeu neste sábado (9), durante convenção nacional em Brasília, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, como presidente do partido pelos próximos dois anos.

A chapa encabeçada por Alckmin recebeu 470 votos a favor, 3 contra, e houve uma abstenção. O primeiro vice-presidente do partido será o governador de Goiás, Marconi Perillo; o segundo vice, o deputado Ricardo Tripoli (SP), líder da bancada do partido na Câmara.

Alckmin chegou à presidência do PSDB como uma tentativa de unificar o partido. Nas negociações que antecederam a convenção, o senador Tasso Jereissati (CE) e o governador Goiás, Marconi Perillo, desistiram de suas candidaturas à presidência da legenda.

Somente em 2017, quatro tucanos terão passado pelo comando do partido.

Em maio, o senador Aécio Neves (MG) se licenciou da presidência do PSDB após a divulgação de gravação na qual ele pede R$ 2 milhões ao executivo da JBS, Joesley Batista — neste sábado, o senador foi vaiado por parte da militância ao chegar à convenção do PSDB.

O senador Tasso Jereissati (CE) ficou na presidência interina da sigla até o início de novembro, quando foi destituído por Aécio. Também provisoriamente, Alberto Goldman assumiu o cargo até a convenção nacional.

Nos últimos meses, o PSDB, que integrou o governo Michel Temer com quatro ministérios, iniciou um movimento de afastamento, mas a convenção não deliberou sobre esse assunto.

Em novembro, o deputado Bruno Araújo (PE) já havia deixado o comando do Ministério das Cidades. Nesta sexta-feira (8), o deputado Antonio Imbassahy (BA) pediu demissão da Secretaria de Governo.

Ao chegar à convenção, na manhã deste sábado, o até então presidente interino do partido, Alberto Goldman, cobrou a saída de Luislinda Valois da pasta dos Direitos Humanos.

O senador Aloysio Nunes Ferreira disse que permanecerá pelo menos até abril (prazo limite de desincompatibilização para quem quer disputar a eleição) como ministro das Relações Exteriores.

 

G1

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Carnaval da Paz 2025 deve garantir ocupação de 90% da rede hoteleira de CG e reunir mais de 200 mil pessoas

Tradição há anos em Campina Grande, o Carnaval da Paz 2025 mais uma vez deve…

22 de janeiro de 2025

Bell Marques, Elba Ramalho, Ivete Sangalo, Léo Santana e Natan: prefeito Cícero Lucena apresenta programação do Folia de Rua 2025

Vai ter folia nos quatro cantos de João Pessoa nas prévias, Folia de Rua e…

22 de janeiro de 2025

Abastecimento de água será suspenso em municípios do Agreste paraibano nesta quinta-feira; saiba quais

Na tarde desta quarta-feira (22), a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) anunciou…

22 de janeiro de 2025

Inmet emite alerta de chuvas intensas para mais de 20 cidades paraibanas; saiba quais

Na tarde desta quarta-feira (22), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas…

22 de janeiro de 2025

Menor preço do gás de cozinha é encontrado a R$ 100 com entrega inclusa em João Pessoa

A Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PB) realizou uma pesquisa sobre os preços…

22 de janeiro de 2025

Em João Pessoa, Vigilância Ambiental inicia ações para controle de pombos

A Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses (GVAZ), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou…

22 de janeiro de 2025