Vão ao ar a partir de hoje à noite, no sábado e na próxima terça-feira, em inserções de 30 segundos totalizando cinco minutos diários, as propagandas partidárias do PSDB. As peças enfocam dois temas: o risco de volta da inflação e os problemas de infra-estrutura para a Copa de 2014.
A criação ficou a cargo do publicitário paulista Stalimir Vieira.
O blog teve acesso com exclusividade a uma das peças, em que um "passageiro" irritado com a demora nas obras em aeroportos diz que o país poderá "passar vergonha" graças ao atraso nos preparativos para a Copa.
"Ô, governo, se mexe!", diz o ator baiano. "É preciso abrir o olho. Tem muita coisa errada por aí", conclui, antes de sair empurrando o carrinho com as malas.
E o novo slogan tucano: "PSDB – A gente não cobra cargos, cobra competência".
É uma alusão à disputa por postos no governo Dilma Rousseff por partidos da base aliada, mas soa um tanto deslocada, sem conexão nenhuma com os temas escolhidos para as inserções.
O PSDB corre ainda o risco de o texto alarmista da peça –em que sobressaem a dicção difícil de compreender e o semblante carrancudo do ator– soar como "torcida contra", num momento em que pesquisas mostram aprovação ao governo Dilma na casa dos 70%.
Os tucanos comemoraram o efeito provocado pelas peças nos testes com grupos de pesquisas qualitativas. Acham que os comerciais "pegam na veia" de dois temas que estão na boca do povo. Também salientam o fato de não haver políticos falando. "É um brasileiro comum, sofrendo com atrasos das obras. É oposição na veia”, diz um dirigente da sigla.
Blog da Folha