A carta disparada pela presidente faz elogios aos funcionários públicos, com votos de boas festas, mas também destaca avanços do governo do PT nos últimos dez anos a frente da administração federal.
Na visão de Sampaio, a presidente teria usado indevidamente a máquina pública para se promover com intenções que visam a eleição do próximo ano.
Esse tipo de ação já caracteriza, por si só, abuso de poder. Nenhum outro candidato teria acesso aos endereços de todos os funcionários públicos federais para poder enviar correspondências natalinas similares. A presidente Dilma afronta as leis e a Constituição, pois essa ação ilegal configurou, na realidade, promoção pessoal visando angariar votos para sua candidatura em 2014. E tudo isso foi feito, ao que tudo indica, com dinheiro público”, afirmou Sampaio.
Além da Justiça Eleitoral, o líder do PSDB promete também abrir representação contra Dilma na Procuradoria Geral da República, para que a entidade investigue a prática de crime contra a administração pública e susposto crime de improbidade administrativa.
“É claro e cristalino o uso pela Presidente da República da carta como forma de promoção pessoal, com o fim de obter vantagens eleitorais que violam a igualdade de oportunidades entre os eventuais candidatos”, diz o deputado tucano de São Paulo.
Na carta, Dilma se refere aos servidores públicos federais como “os responsáveis por prestar serviços de qualidade à população, promovendo a inclusão social, a cidadania e o fortalecimento da democracia”.
“É o trabalho de vocês que torna possível todos os avanços e conquistas recentes que estão construindo um Brasil mais justo”, diz a presidente na mensagem. "Em um país como o Brasil, de dimensões continentais, com uma população de 200 milhões de habitantes e em pleno processo de redução de suas desigualdades, a prestação de serviços públicos de qualidade possui especial relevância. Principalmente para os brasileiros mais pobres", destacou Dilma.
O PSDB diz que não sabe se o conteúdo da carta foi disparado apenas por e-mail aos empregados federais ou também por carta. Os tucanos se baseiam em notícia publicada no jornal “O Globo” para ingressarem com o processo contra a presidente e dizem que a carta não contém mensagem alguma de Natal.
"Segundo o que foi publicado, a carta não contém mensagens de teor natalino, mas uma ode aos supostos avanços do governo do PT nos últimos anos. E, ainda mais grave, o texto contém uma clara insinuação de benefícios direcionada aos funcionários públicos, cujo teor podemos resumir assim: podem contar com ela", afirmou Sampaio.
Entretanto, o Terra Magazine teve acesso à carta de Dilma e como pode ser observado abaixo, a presidente aproveita a mensagem para felicitar os servidores e seus familiares.
Na última segunda-feira (23) a presidente já tinha usado o Twitter para fazer uma homenagem aos funcionários públicos. Ela usou sua conta pessoal do microblog para dizer que cabe a eles responder o que a presidente chama de “vozes da rua”, referindo-se aos protestos de junho deste ano.
"As vozes dos que foram às ruas querem melhores serviços públicos, + médicos, + educação, + transporte de qualidade, + segurança. Cabe a todos nós, servidores públicos, responder essas vozes. O Estado brasileiro precisa oferecer serviços públicos de qualidade para todos, promovendo inclusão social e cidadania. A dedicação dos servidores federais ampara o meu otimismo com o presente e o futuro do Brasil. Desejo a vocês, servidores públicos como eu, um ótimo Natal e um 2014 pleno de realizações.", diz a postagem de Dilma no Twitter, onde a presidente é seguida por mais de 2 milhões de pessoas.
Terra