EXCLUSIVO: PSOL na Paraíba vai aguardar orientação da Nacional e deve definir ‘apoio’ para o 2º turno; plenária deve ocorrer já neste sábado
Exclusivo: o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) na Paraíba vai aguardar a orientação da executiva nacional para definir o apoio para a disputa ao Governo do Estado neste 2º turno.
De acordo com o filiado da sigla, professor José Rodrigues, que disputou uma cadeira rumo à Câmara Federal no pleito deste ano, a executiva nacional dá sinais de que quer o PSOL tomando partido no Estado.
“A decisão do PSOL vai depender da posição da direção nacional, se ela for favorável, com certeza nós iremos embarcar em uma das candidaturas, e pelo que está se comentando o PSOL vai se posicionar sim”, declarou José Rodrigues em entrevista ao Portal PB Agora.
O professor ainda explicou que a reunião ocorrida na tarde de hoje e que gerou alguns comentários na imprensa sobre uma possível ‘neutralidade’ da sigla nesse segundo turno, deve ter sido fruto apenas da reunião de alguns membros da executiva.
“As decisões do partido dependem da realização de uma plenária com todos os membros e aqui nós deveremos seguir a orientação nacional, pois o partido na PB não decide nada sem o aval da executiva”, ratificou.
Conforme José Rodrigues, a plenária deve ocorrer no próximo sábado (09).
“Acredito que neste sábado o PSOL dará a posição oficial”, finalizou
Veja a convocação:
PARTIDO SOCIALISMO E LIBERDADE – PARAÍBA
COMISSÃO EXECUTIVA ESTADUAL
RESOLUÇÃO
Diante dos resultados eleitorais no primeiro turno e a conseqüente realização do segundo turno para disputa de governador no Estado da Paraíba, a comissão executiva estadual do PSOL-PB
RESOLVE:
01 – Convocar reunião do Diretório Estadual do Partido para o dia 09 de outubro (sábado), as 09:30 horas, na sede do partido, com a finalidade de discutir e deliberar sobre a posição do partido no segundo turno das eleições;
02 – A comissão executiva declara que não existe a possibilidade do PSOL apoiar qualquer um dos dois candidatos que estão no segundo turno, cabendo ao diretório estadual a posição final sobre o assunto. Até a reunião do Diretório fica vedada a manifestação de qualquer filiado, especialmente dirigente e ex-candidato, a favor ou contra qualquer candidato;
03 – A executiva reafirma o compromisso com a ampla liberdade de debate interno, ouvindo a direção nacional e a base partidária, de tal forma que a posição final do partido seja a expressão de uma vontade coletiva de acordo com os princípios e o programa partidário.
João Pessoa, em 04 de outubro de 2010
COMISSÃO EXECUTIVA ESTADUAL DO PSOL-PB
PB Agora