PT inicia debates para sucessão na presidência da Câmara dos Deputados e líder da sigla aponta Hugo Motta como nome de convergência

PUBLICIDADE

Os integrantes da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) se reuniram no gabinete da sigla no Congresso Nacional nessa terça-feira (15) para dar início às discussões sobre a sucessão da presidência da Câmara dos Deputados, atualmente sob a liderança de Arthur Lira (PP-AL). Esta reunião marca o início das consultas formais para determinar quem poderá assumir a presidência a partir de fevereiro de 2025.

O líder do PT na Câmara, deputado federal Odair Cunha (PT-MG), ressaltou ao Correio Braziliense que o partido está promovendo um diálogo interno e que há tempo suficiente para amadurecer essa escolha. “Estamos em um processo de consultas, iniciamos hoje esse debate aqui na Casa. E temos tempo, o tempo está a nosso favor”, declarou Cunha.

Entre os nomes discutidos, destaca-se o deputado paraibano Hugo Motta (Republicanos-PB), que, segundo Odair, representa uma convergência de forças políticas, atendendo aos interesses de uma ampla coalizão na Câmara. Contudo, o líder petista enfatizou que o debate sobre o apoio oficial ao nome de Motta ainda está em aberto. “Na tese de permanência, temos uma candidatura que significa a convergência dessas forças políticas, que é o Hugo Motta (Republicanos-PB)”, explicou.

Odair Cunha deixou claro que o objetivo do PT não é criar um ambiente de disputa entre governo e oposição na presidência da Casa. “Não queremos acirrar um processo de disputa na casa. A presidência da casa não é pra ser da oposição ou da situação. A presidência tem que se portar como um árbitro onde quem tem maioria consegue aprovar aquilo que deseja. Então, não vamos tratar a presidência da Casa como uma questão do governo ou da oposição. Queremos um presidente que dialogue institucionalmente”, afirmou.

Para a bancada petista, Hugo Motta se destaca pela habilidade de dialogar com diversas forças políticas, assegurando maior estabilidade institucional.

As discussões e consultas devem continuar até o final de outubro, sendo que o resultado do 2º turno das eleições municipais pode influenciar a decisão final do PT. A próxima reunião da bancada está agendada para o dia 29 de outubro, onde novos avanços nas negociações são esperados.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Polícia prende suspeito de integrar gangue da “marcha à ré” durante operação em JP

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Crimes contra o Patrimônio, prendeu ontem (15)…

16 de outubro de 2024

Dinheiro esquecido: usuários relatam instabilidade do sistema do Banco Central

Nessa terça-feira (15) alguns usuários que tentaram acessar o Sistema de Valores a Receber (SVR)…

16 de outubro de 2024

Mulher morre durante parto após queimaduras em Campina Grande

Uma jovem de apenas de 18 anos, identificada como Jamile de Souza morreu durante o…

16 de outubro de 2024

Curta Ópera e Rubacão Jazz são atrações do projeto Viva o Centro com Música

O projeto Viva o Centro com Música apresenta, nesta quarta-feira (16), o grupo Curta Ópera,…

16 de outubro de 2024

Após conversar com Lula, Gleisi e Padilha, Veneziano anuncia que posição do MDB para 2º turno em JP é de “livre escolha”

O presidente estadual do MDB na Paraíba, Senador e Vice-Presidente do Senado Federal, Veneziano Vital…

16 de outubro de 2024

PC revela que ossada encontrada em São João do Rio do Peixe pode pertencer a jovem desaparecida há 6 meses

A Polícia Civil, deu início às investigações para apurar se uma ossada humana encontrada ontem…

16 de outubro de 2024